Você já ouviu falar sobre pré-natal psicológico?

 


O pré-natal psicológico é uma prática terapêutica complementar ao pré-natal médico que é voltada ao atendimento das gestantes e de todas as pessoas próximas envolvidas em seu processo de gravidez, sendo eles o cônjuge, pais ou parentes próximos. Tem como objetivo proporcionar uma escuta qualificada, bem como gerar um espaço para que a mulher, ou a família, de modo geral, possam expressar seus medos, angústias, ansiedades sobre a gravidez.


O pré-natal psicológico também é um espaço onde as pessoas podem tirar dúvidas, receber informações importantes, fazer descobertas, tratar dificuldades emocionais, bem como lidar com suas idealizações sobre o bebê, o parto, os cuidados posteriores à gravidez. Também pode ser um importante espaço de prevenção à saúde emocional da mulher, evitando processos de depressão, ansiedade, conflitos conjugais, medo de perda do bebê, dificuldades em relação a gestações de risco, etc.


Também é importante ressaltar que pode ser uma excelente ferramenta na criação do vínculo mãe/bebê, preparando a mulher para o nascimento e os cuidados posteriores da maternidade, pois o parto marca um momento importante de “virada” psicológica da mulher e do bebê que, antes era idealizado, e agora é um bebê real.


Neste processo é comum que muitas perguntas venham à tona: como a mulher encara a maternidade? Como essa mulher lida com todas estas mudanças físicas, emocionais, familiares? Como é a rede de apoio desta mulher? Como esta mulher se enxerga como mãe? Quais são as expectativas acerca do bebê?


Se você está grávida, ou já é mãe e se encontra com essas perguntas ou passando por dificuldades em relação à gravidez, talvez a psicologia possa te ajudar a encontrar resposta às suas dúvidas. Existe uma especialidade na psicologia chamada de Psicologia Perinatal (ou Psicologia da Gravidez), e os profissionais desta área são habilidosamente treinados para oferecer todo o suporte necessário para uma gravidez com maior qualidade de saúde física e emocional.


Interessou-se pelo tema? Quer conhecer mais como um(a) profissional nesta área pode te ajudar? Entre em contato conosco, vai ser um prazer te orientar.

 

----

Autora:

Letícia Lopes e Oliveira – Estagiária de Psicologia do Instituto Psicologia Goiânia, sob a supervisão do psicólogo Murillo Rodrigues dos Santos (CRP 09/9447).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages