Qual o preço de uma avaliação neuropsicológica?



A neuropsicologia é uma especialidade da psicologia reconhecida pelo Conselho Federal de Psicologia que entende como o cérebro atua em nossas funções cognitivas, tais como a atenção, memória, determinadas capacidades, linguagem, comportamento e emoções. A neuropsicologia efetua diretamente no diagnóstico, no acompanhamento e no tratamento dessas funções. Um dos procedimentos utilizados por essa especialidade é a avaliação psicológica, que é embasada em conhecimentos no estudo clínico ou das neurociências, e se realiza com instrumentos padronizados como entrevistas, questionários, testes, escalas e exames de imagem.

Uma dúvida frequente é de qual profissional é habilitado para realizar a avaliação neuropsicológica, e no Brasil a avaliação neuropsicológica só pode ser feita por um psicólogo(a) especialista em neuropsicologia, pois na avaliação há testes psicológicos de uso restrito do psicólogo(a), e serve como um exame diagnóstico que avalia as características das funções cognitivas gerais do indivíduo, através do mapeamento dessas funções, é feito análise minuciosa das informações coletadas pelo psicólogo(a), e posteriormente é traçado um tratamento ou plano terapêutico para o paciente.

A avaliação neuropsicológica pode trabalhar de forma multidisciplinar com outros profissionais como neurologistas ou psiquiatras na determinação de diagnósticos para uma melhor intervenção, visando buscar a melhora do paciente. Alguns exemplos de casos em que a avaliação neuropsicológica é indicada são para idosos com falhas na memória, início de demência ou crianças com dificuldade na fala, transtorno de aprendizagem, déficit de atenção, dificuldades psicomotoras, casos de epilepsia, esquizofrenia, teste de QI, abuso de substâncias, pré-operatório e pós-operatório.

É indicada, essencialmente, a procura de um profissional especialista em neuropsicologia todos aqueles que apresentarem dificuldades cognitivas na sua rotina diária. É preciso que os pais fiquem atentos para os filhos que apresentam dificuldades escolares, como de atenção em aula ou na aquisição da linguagem, alterações comportamentais, variações no desenvolvimento. Também é preciso que os familiares estejam atentos aos parentes idosos com dificuldades de memória, declínio cognitivo, tremores ou rigidez.

A avaliação neuropsicológica algumas vezes pode ser exigida em alguns concursos públicos e exames de admissão em determinadas empresas, dessa forma, é aliado a uma série de entrevistas e observações para a realização de um laudo que comprove o indivíduo estar apto a determinada função que ele(a) irá iniciar.

Visto a variedade de processos que podem exigir uma avaliação neuropsicológica, e a exigência de uma formação qualificada e capacitação técnica, a avaliação completa de um paciente pode durar de 7 a 10 sessões, o preço pode variar de acordo com cada caso específico, das necessidades e do objetivo com a avaliação, e vai depender também de acordo com cada região do país em que for realizada. O valor de uma avaliação completa pode variar de R$ 1.500,00 a R$ 2.500,00 de acordo com propósito do paciente ou de seus familiares.

Em suma, é fundamental consultar a profissionais da área para a realização de um orçamento de avaliação psicológica, assim como verificar o método utilizado pelo psicólogo(a), quantas sessões serão necessárias, quais testes e instrumentos serão utilizados, de modo geral o valor obedece a demanda que o paciente necessita.

-------
Sobre a autora:
Gabriela de Brito Itacarambi, é estagiária de psicologia no Instituto Psicologia Goiânia, sob a supervisão do psicólogo Murillo Rodrigues dos Santos (CRP 09/9447).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages