Como é feita a avaliação neuropsicológica?



Como é feita a avaliação neuropsicológica?
A avaliação neuropsicológica visa um diagnóstico diferencial, partindo de um processo investigativo que resulta em um documento sobre as funções cognitivas. É feita a análise de funções cognitivas que estão preservadas e as que estão comprometidas, dentre essas funções investigadas estão a memória, atenção, linguagem, percepção, abstração, aprendizagem, afeto, funções executivas (capacidade de planejamento, flexibilidade, controle inibitório), aspectos comportamentais e emocionais.
O neuropsicólogo utiliza de instrumentos como testes, baterias, escalas, que são padronizados para avaliação das funções cognitivas, por meio desses instrumentos se objetiva coletar os dados clínicos para o auxílio na compreensão de déficits, procurar quais são os pontos que a patologia provoca no sistema nervoso central do paciente.
A avaliação neuropsicológica é um exame bastante complexo, que parte de uma verificação quantitativa e qualitativa e exige que o psicólogo possua conhecimento sobre testes, de preferência tenha especialização em neuropsicologia e domine um raciocínio clínico.  Em caso de criança pode ser feita uma busca de informações com outro profissional que lida diretamente com a criança como pedagogo ou pediatra, e é imprescindível a troca de informações com os pais da criança.
O primeiro passo é uma entrevista inicial com o paciente chamada anamnese onde é feita a coleta de dados do paciente, é preciso também determinar a demanda principal do paciente e averiguar questões relacionadas ao passado do mesmo, desde o nascimento até o momento presente.
Depois da anamnese são realizados testes cognitivos, que a maioria é de uso exclusivo do psicólogo. Dos testes utilizados na avaliação neuropsicológica se destacam os testes de personalidade, teste de QI, testes que avaliam atenção, teste de memória. Alguns exemplos desses testes são: WISC-IV, Escalas Beck, Teste de Trilhas Coloridas, Columbia, entre outros. Vale lembrar que os testes utilizados deve ter embasamento científico e necessariamente estar aprovado pelo SATEPSI (Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos). 
A última etapa é a realização de um documento escrito sobre toda a avaliação psicológica que é denominado laudo. Este documento visa explicitar todo o desenvolvimento da avaliação, desde os instrumentos utilizados, a demanda solicitada, os resultados do desempenho, até a conclusão do processo. Além disso, é recomendado que junto à entrega do laudo seja feita uma devolutiva oral.
Com a obtenção do laudo é possível entender qual área está prejudicada para uma possível reabilitação, e quando não é possível reabilitar essa área, o plano utilizado é a estimulação de outras áreas. 
Na finalização da investigação da avaliação neuropsicológica é possível estabelecer o tipo de intervenção para o paciente em questão, é importante que o psicólogo faça indicações corretas e precisas na conclusão do processo.  Visto que, o documento será interpretado por outros profissionais como o médico e comumente a intervenção terapêutica é integrada de forma multidisciplinar.
-------
Sobre a autora:
Gabriela de Brito Itacarambi, é estagiária de psicologia no Instituto Psicologia Goiânia, sob a supervisão do psicólogo Murillo Rodrigues dos Santos (CRP 09/9447).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages