Coisas que você precisa saber para uma avaliação psicológica infantil.



A Avaliação Psicológica é um processo, com bases científicas, que pode ter diversas finalidades, dependendo dos objetivos pelos quais está sendo solicitada, pode ser usada no âmbito clínico, escolar, judiciário, dentre outros. Durante este processo a presença dos pais é importante, tanto pelas informações que podem fornecer ao psicólogo sobre o desenvolvimento da criança, como também para que o profissional observe a forma como a família se refere a ela.

Ao falarmos sobre isso, é comum pensar que sejam usados testes para este processo, mas não necessariamente é obrigatório, e é possível realizar uma boa avaliação psicológica infantil até mesmo sem o uso deste instrumento, utilizando métodos e técnicas de avaliação psicológica como a entrevista, e a observação. Ao utilizar testes psicológicos é preciso estabelecer o que será avaliado para a escolha de um teste específico, e vale ressaltar que este teste deve estar favorável no Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (Satepsi).

O termo avaliação psicológica foi utilizado nos Estados Unidos em 1948, com a publicação da Oficina de Serviços Estratégicos do Exército, a partir disso foram realizadas várias discussões acerca dos instrumentos a serem utilizados, a formação do profissional para realizar a avaliação, a criação e validação de testes, e como fazer a devolutiva sobre os resultados obtidos. Este contexto histórico contribui para que a realização de Avaliação Psicológica seja de uso restrito da psicóloga e do psicólogo, e deve ser realizada seguindo as diretrizes básicas da resolução n° 9/2018.

Entre os casos mais frequentes estão: dificuldade em se concentrar, hiperatividade, desobediência, agressividade, comportamento antissocial, obesidade, depressão, baixa autoestima, ansiedade, depressão infantil. O psicólogo realiza a avaliação psicológica, e ao final do processo, realiza a devolutiva dos resultados por meio de um Relatório de Avaliação Psicológica onde é descrito o diagnóstico e o prognóstico. Através destes resultados poderão ser traçadas estratégias de reabilitação da criança, verificar a se há a necessidade de se realizar psicoterapia, e se houver necessidade a encaminhar para outros profissionais especializados, como: fonoaudiólogo, psicopedagogo, nutricionista, entre outros.

No contexto escolar, por exemplo, é comum que alguns professores realizem algum tipo de avaliação, e quando esbarram em questões psicológicas, podem fazer isto de forma equivocada. Desta forma, o psicólogo tem papel fundamental para que seja feita uma avaliação psicológica correta, e ao identificar algum problema no contexto escolar, seja cognitivo, de dificuldade de aprendizagem ou de baixo desempenho escolar, pode ser realizada uma intervenção enquanto psicólogo escolar, ou encaminhar para um psicólogo clínico para que seja feito um acompanhamento na psicoterapia.

Se você trabalha com crianças e não havia feito uma avaliação psicológica, agora você tem algumas informações que irão contribuir para que você a realize, e caso você já tenha realizado, mas não sabia o que fazer após a conclusão e diagnóstico, busque esclarecer as dúvidas mais comuns que permeiam este assunto. Após receber essas informações você se sente preparado para realizar esse processo?

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Sobre a autora
Suieny Gracielly Nunes de Souza, é estudante de Psicologia na Faculdade Cambury, estagiária do Instituto Psicologia Goiânia, sob a supervisão do psicólogo Murillo Rodrigues dos Santos (CRP 09/9447).

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