Como incentivar a criança?



O incentivo e o encorajamento são necessários nas atividades escolares, em atividades que a criança realiza com a família ou em outras situações do dia-a-dia. Quando a criança participa dos acontecimentos em sua casa ela fica mais informada, mais alerta e mais motivada para outras aprendizagens. Ao participar da vida familiar, adquire de maneira mais fácil, as habilidades que são necessárias para a aprendizagem escolar. Ao entrar na escola, irá aprender a ler e a escrever, se já tiver alguns conhecimentos prévios ficará mais fácil, ou seja, é necessário ter adquirido várias habilidades para a aprendizagem da leitura e da escrita.

As crianças desenvolvem algumas habilidades sozinhas, como por exemplo: atividades motoras, correr, pular, pegar brinquedos, etc, outras habilidades será necessário que alguém a ensine, por exemplo: ler, escrever, andar de bicicleta, etc. É importante incentivar a leitura e a comunicação, um recurso para o aprendizado da leitura é expressar as ideias através da linguagem. Para que a criança consiga isso, ela precisa receber informações sobre objetos, saber do que existe no ambiente, para depois conseguir falar e escrever sobre tudo isso.

Não é necessário que a família faça atividades difíceis, no dia-a-dia podem ocorrer situações que a mãe e o pai podem aproveitar para fazer a criança participar, por exemplo: na hora de cozinhar, a mãe pode pedir à criança que coloque a quantidade necessária de arroz, ao arrumar a mesa para as refeições a criança pode ajudar, essa é uma forma de ensinar as crianças. Algumas crianças podem oferecer uma resistência, é importante que os pais incentivem e insistam nessa participação. É importante incentivá-la a expressar suas experiências e opiniões, pois assim enriquece seu vocabulário, melhora sua aprendizagem escolar, desenvolve sua linguagem, criando conhecimento do mundo em que vive, e é motivada a aprender coisas novas. Essa comunicação contribui para que a criança a tenha noção de espaço, tempo, valor, leitura e a escrita, e contribui para o desempenho das suas atividades escolares. Os pais podem aproveitar os percursos em que acompanha o filho e motivá-lo de várias formas.

É importante lembrar que estamos constantemente aprendendo, e temos oportunidades para enriquecer nosso mundo e o mundo das crianças.

--------
Referência
Parreira, V. L. C., &Marturano, E. M. (1999). Como ajudar seu filho na escola (5ª ed). São Paulo: Ave-Maria.

-------

Sobre a autora
Alessandra Magalhães Paraízo Borges (CRP 09/11136), psicóloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Brasil), com especialização em Terapia Analítico Comportamental pelo IGAC (Brasil), cursando especialização Analítico Comportamental Infantil pelo Instituto Skinner (Brasil). Atende crianças e adolescentes, com ênfase na Análise do Comportamento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages