Empatia: a palavra do momento


Hoje em dia se fala muito em ser “empático”, mas o que é isso afinal? Empatia significa a capacidade de sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivéssemos na mesma situação vivenciada por ela, ou seja, a empatia leva as pessoas a ajudarem umas às outras.

O uso de nosso ‘eu empático’ está ligado às questões do nosso dia a dia, este exercício nos proporciona experimentar visões diferentes das nossas vidas e observar aspectos antes ignorados por nós.

Outro dia, estava em frente a uma casa de idosos, onde na varanda estavam duas senhorinhas super simpáticas segurando uma placa escrita “olá!”.  Elas abanavam a mão para todas as pessoas que passavam na rua. O tempo que fiquei em frente a casa pude perceber o quanto esse simples gesto daquelas senhoras faziam as pessoas felizes. Todos davam tchau, mandavam beijos, sorriam. Acredito que todas as pessoas que passaram naquela rua exerceram o seu “eu empático”, se colocaram no lugar daquelas senhorinhas e ficaram felizes por elas.

A empatia é um canal de conexão com o outro, de forma que quando ativado, faz com que se consiga compreender e reproduzir suas emoções como se estas fossem suas. É um processo de aprendizagem no qual, mesmo que não se tenha vivido aquela experiência, é possível se ver na situação, o que pode tornar o indivíduo menos orgulhoso e egoísta e, em muitos casos, o estimulando a ter um comportamento mais altruísta, tolerante e menos preconceituoso.

É uma habilidade que pode ser aprendida, mas que precisa ser diariamente cultivada, não só com as pessoas conhecidas, como família e amigos, mas principalmente com as pessoas desconhecidas. Assim, cada vez mais vamos rasgar rótulos, reconhecer nossa humanidade, individualidade e nossas perspectivas.

Convido vocês a exercerem cada vez mais a tão famosa EMPATIA!
-------

Sobre a autora:


Sofia Nogueira Lemos, psicóloga (CRP 09/11168) graduada pela Universidade de Ribeirão Preto (Brasil), atende adolescentes e adultos. Psicoterapeuta de base humanista-fenomenológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages