Dificuldade para falar em público


Falar em público ainda é um problema enfrentado por várias pessoas, e uma hora ou outra, será uma necessidade, já que na maioria das vezes escolas e faculdades exigem apresentações de seminários, em entrevistas de emprego e até no próprio emprego, ou seja, você dificilmente terá para onde correr. É bastante comum as pessoas que precisarão passar por essa situação sentirem ansiedade (tremer, soar, aceleração dos batimentos cardíacos), timidez, nervosismo, medo de fracassar, não ser aceito ou respeitado, passar vergonha, entre outras sensações que causam incomodo e fazem o sentir incompetente, já que estará sujeito ao julgamento dos ouvintes. É normal dar o famoso “branco” na hora que está falando, o que muitas vezes desespera o falante, causando pânico e muitas vezes paralisando-o, mas manter a calma, a concentração, conhecer e entender sobre o assunto o ajudará a sair bem nessa temerosa situação.

Muitas pessoas ao se depararem com esses sintomas citados acima que dificultam o comportamento de falar em público desistem e passam a evitar essas situações, na maioria das vezes necessárias, fazendo com que fiquem aliviadas no momento, mas aumentando o medo de falar em público, portanto, o certo é enfrentar, já que apenas comportamentos e pensamentos positivos devem ser reforçados. Portanto, desenvolver habilidades que facilitam este comportamento torna-se necessário.

Esta dificuldade pode aparecer não só para falar com uma grande quantidade de pessoas presentes, até mesmo em situações pequenas do dia-a-dia e acabam falando ou muito baixo, ou alto demais, muito rápido e de forma repetitiva, o que dificulta o entendimento dos ouvintes e a própria exposição da pessoa que está falando. Esse medo, ansiedade, geralmente ocorre quando está diante de pessoas que representam autoridade, principalmente quando estão sendo avaliadas. A maior preocupação dessas pessoas, é que o público perceba sua dificuldade, a ansiedade, o medo, nervosismo, e que essas pessoas acabem criando pensamentos negativos sobre si mesmo, como “eu não vou dar conta”, “eu sei que vou errar”, “eles vão rir de mim”, gerando assim, o medo do fracasso.

Entender as sensações, aceitar e enfrentar é o mais importante para conseguir controlar a ansiedade e o medo na hora de falar em público. Normalmente, o grau de ansiedade e medo começam muito elevado quando a pessoa inicia sua fala na frente de outras pessoas, mas diminui no decorrer, e deve-se ter isso em mente. Preparar-se, treinar a fala, fazer um roteiro de apresentação, entender sobre o assunto que irá falar, aprender a ser assertivo (claro e firme) na sua fala, saber manter a concentração, postura e expressão facial de modo a passar segurança e respirar de forma correta o ajudará a diminuir os sintomas de ansiedade e aumentar a possibilidade de obter sucesso nas situações em que terá que se expor e ser avaliado em público.

Você tem dificuldades para falar em público? Sente-se inseguro? Já evitou essas situações? Não consegue superar o seu medo sozinho, mesmo com a prática? Procure um psicólogo para ajudar a desenvolver habilidades que irão te ajudar a enfrentar e superar esta dificuldade, aprendendo a iniciar, desenvolver e concluir com êxito uma apresentação em público, já que este é apenas mais um desafio proposto pela vida.

--------- 
Sobre a Autora:

Rayane Francisco do Amaral, psicóloga (CRP 09/11325) graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Brasil), cursando especialização em Psicoterapia Analítico Comportamental pelo Instituto Goiano de Análise do Comportamento (IGAC). Atende  adolescentes e adultos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages