Autossabotagem


Quantas vezes prometemos a nós mesmos começar aquela dieta, ir na academia e acabamos desistindo? Ou prometemos matricular em um curso de inglês e não matriculamos? Quantas vezes pensamos em procurar outro emprego? Quantas vezes prometemos nos respeitar mais, a respeitar nossos limites? Quantas vezes prometemos estudar mais? Quantas vezes prometemos...

Por que será que nem sempre cumprimos essas promessas?

Autossabotagem é um processo que coloca a pessoa contra seus próprios pensamentos e impulsos. A pessoa que se autossabota apresenta várias desculpas para evitar a ação “dolorosa” e necessária de conseguir realizar suas vontades, suas promessas.

Um dos principais motivos é o medo de falhar, muitas vezes por medo de falhar preferimos nem tentar. É mais fácil acreditar que não tivemos tempo, que não estávamos tão dispostos, que não tínhamos dinheiro e até mesmo responsabilizar o outro, ou algo externo, do que fracassar. Afinal quem gosta de fracassar?

Outro motivo pode estar ligado às escolhas erradas, às vezes escolhemos querer alguma coisa por estímulo de outras pessoas e não nosso. Somos bombardeados diariamente por milhares de estímulos como, por exemplo, aquela celebridade que emagreceu demais, aquela amiga que viaja para o exterior todo ano, a conhecida que mudou de emprego e enriqueceu, a vizinha que teve o casamento do século. Enfim, muitas vezes não paramos para pensar se aquela escolha tem a ver com nossas prioridades e se queremos de verdade. Quando não são de fato nossas escolhas, não conseguimos nos comprometer.

A dificuldade em abdicar é outro fator que contribui muito para autossabotagem. Sim, para conseguirmos nossos objetivos na maioria das vezes perdemos algo no caminho. Para ganhar dinheiro, temos que trabalhar duro; para emagrecer, precisamos fazer exercícios físicos e diminuir a comida; para sair bem na prova, temos que estudar. Ou seja, para obtermos êxito no que queremos, temos que nos dedicar e abdicar de alguma coisa e muitas vezes não estamos dispostos a isso.

Às vezes nos autossabotamos por medo de sofrer. De tanto cair, aprendemos a levantar. Em muitos casos, aprendemos a nos autossabotar, e pensamos que a defesa é o melhor ataque.

Sabotagem é uma palavra que remete a perigo, e na verdade nós que nos colocamos “em perigo” quando nos auto sabotamos. Ficamos na retaguarda, a autossabotagem tira o controle dos nossos atos e das nossas vontades.

Você está preparado para pegar as rédeas da sua vida e parar de arrumar desculpas criativas para justificar suas promessas?

-------
Imagem: Extraída do Google Imagens

------- 
Sobre a autora:
Sofia Nogueira Lemos, psicóloga (CRP 09/11168) graduada pela Universidade de Ribeirão Preto (Brasil), atende adolescentes e adultos. Psicoterapeuta de base humanista-fenomenológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages