Relação professor e aluno no processo educativo


A relação professor e aluno é muito importante no processo de aprendizagem. Se professores e alunos estabelecessem um relacionamento saudável em sala de aula, o processo educativo seria mais eficiente e passaria a existir um maior engajamento de ambos. A instituição educacional é um ambiente de muitos conflitos visto que é composta por pessoas de várias classes sociais, culturais, valores, crenças e objetivos. Cada um possui uma personalidade própria, um repertorio de aprendizagem de diferentes formas que foram vividas de acordo com as situações que foram aparecendo no seu ambiente. É comum observar salas de aulas conflituosas onde os alunos não respeitam a autoridade do professor, são intimidadores e desafiadores, um ambiente que não favorece a convivência adequada entre professor e aluno.

O professor não deve preocupar apenas em passar conhecimento, informações para os alunos, o papel do professor também é ensinar a conviver em sociedade, informar os acontecimentos do dia a dia, procurar compreender a visão do aluno e suas dificuldades, desenvolver uma relação empática, ser um facilitador de aprendizagem, considerar os sentimentos e os problemas de seus alunos e dar modelo de como resolver essas situações conflituosas.

A sala de aula deve ser um ambiente de afetividade, com relação de confiança e de diálogo. Esses fatores contribuem para facilitar a aprendizagem e proporcionar um ambiente harmonioso para melhor convívio destes. A afetividade inclui momentos informais, a troca de ideias e experiências entre alunos e professores, aconselhamento e orientação, que serão de grande influência e facilitaram o processo educativo. Esse relacionamento proporciona aos professores e alunos a construção de conhecimento, tornando essa relação menos conflitante, permitindo que ambos se conheçam e se descubram como seres humanos.

Como estabelecer uma relação saudável em sala de aula?

O professor deve ser claro e objetivo com os critérios de avaliação das atividades, para que os alunos não sejam pegos de surpresa em relação as notas e ao seu desempenho geral, procure desenvolver um ambiente de discussões de temas, incentive os alunos a expor suas ideias e opiniões sem repreender perguntas e curiosidades. Valorize e dê motivação a participação do aluno, promova atividades diferentes para prender sua atenção (slides, roda de conversa, dinâmicas). Repreenda atitudes desrespeitosas, garanta voz aos alunos mais tímidos, estimule o engajamento dos alunos nos estudos. Trabalhe assuntos em grupos para ensinar os alunos a trabalhar em equipe. Mostre a importância/função das tarefas. Lembre-se, o diálogo é a melhor resposta para os problemas em sala de aula!

Caso a instituição não esteja conseguindo lidar com essa problemática é necessário a ajuda de um psicólogo para ser o mediador desse relacionamento. O Psicólogo escolar não faz clínica na escola, seu objetivo é observar, diagnosticar e ajudar nos conflitos da interação entre professor, aluno, família e instituição. Entretanto, para as crianças/famílias e educadores que necessitam de um acompanhamento psicológico, é necessário que o atendimento seja clinico, ou seja, fora do ambiente escolar.

Referências
Muller, L. S. (2002). A interação professor – aluno no processo educativo. Disponível em: https://www.usjt.br/proex/arquivos/produtos_academicos/276_31.pdf

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Sobre a autora

Mylena Moreira Melo, Psicóloga (CRP 09/11177) graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Brasil), psicoterapeuta de crianças, adolescentes e adultos, atua com ênfase na Psicologia Comportamental.

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