Relacionamentos abusivos


Você está ou já esteve em uma relação em que seu parceiro/a, te impede de sair com amigos e até mesmo familiares e, muitas vezes os coloca contra você? Se relaciona ou já se relacionou com alguém que controla - a distância - as roupas e lugares que vai usá-las ou que já tenha impedido você de falar com outras pessoas pessoalmente? Ou com alguém que sempre acha um jeito de coloca-la/o como errada/o e constantemente faz chantagem emocional? Com alguém que faz com que você se sinta uma pessoa burra, feia, inferior a ele/a, que nunca vai achar alguém igual ele pra ficar com você? Quando a situação passa, chora, se diz arrependido(a) e promete que vai mudar, mas nunca muda? Se sim, cuidado! Você pode estar numa relação abusiva! Fique atento(a) aos sinais!

Relação abusiva é aquela onde há o excesso de poder de um sobre o outro. É o “desejo” de controlar o parceiro, de “tê-lo para si”. Esse comportamento, geralmente, inicia de modo sutil e aos poucos ultrapassa os limites, causando sofrimento e mal estar. Essas relações são caracterizadas por jogos de controle, violência, ciúmes, abstinência sexual e frieza emocional. A pessoa abusiva costuma ser sagaz e pode facilmente fazer com que você pense que não é boa o suficiente e que tudo é por sua culpa. O abuso emocional geralmente provoca baixa auto-estima e pode chegar à depressão.

Dentre os sinais de uma relacionamento abusivo, a pessoa pode dizer que ama você e que irá mudar, porém, você não poderá deixá-la. No entanto, quanto mais vezes você a recebe de volta, mais controle ela ganhará sobre você. Promessas vazias acabam por se tornarem norma.
As principais dificuldades enfrentadas por uma pessoa que quer sair de um relacionamento abusivo são de origem:
  1. Emocional e afetiva: prevalece a insegurança e incerteza diante do que virá, medo de ficar desamparado(a), medo de reações provenientes do parceiro, crença de que o parceiro poderá mudar as atitudes e “ser uma boa pessoa”, medo de ficar sozinho (a), crença de que não conseguirá se restabelecer e seguir em frente.
  2. Questões legais e jurídicas: desgaste relacionado ao tempo e à burocracia, falta de conhecimento por parte das vítimas sobre o que ocorre entre a denúncia e a sentença.
  3. Sociais: a relação abusiva pode ter isolado a vítima e a mesma pode estar distante dos seus familiares e amigos.
  4. Econômicas: principalmente quando a vítima depende do parceiro.
Se seu/sua parceiro(a) apresenta esses sinais, reavalie seu relacionamento ou procure ajuda. Ao perceber que está sofrendo um abuso ou que está sendo abusivo é fundamental a busca de apoio especializado (psicológico e, em determinados casos, jurídico). O apoio familiar, dos amigos e conhecidos também é essencial, pois em um momento no qual esse sujeito vem, principalmente, de uma relação desgastada, rompida, é importante criar/fortalecer laços sociais, que o façam sentir seguro, ouvido e acolhido.

-------
Imagem: Extraída do Google Imagens

-------
Sobre a autora:

Carlla Oliviera Muniz (CRP 09/9190), é psicóloga graduada pelo Centro Universitário UNIRG (Brasil), especialista em infância e adolescência pela Universidade Federal de Goiás (Brasil). Atende com ênfase na abordagem cognitivo-comportamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages