Os 5 "C" do Psicólogo de Sucesso

Os colegas que me conhecem há mais tempo, ou leem meus textos, sabem que tenho acompanhado vários psicólogos ao longo destes anos no sentido de auxiliar a sua colocação no mercado de trabalho, e isso me deu a oportunidade de perceber algumas coisas de seu comportamento no que se trata de posicionamento de carreira. Desta forma, gostaria de compartilhar com vocês um pouco sobre a minha percepção sobre 5 habilidades que, coincidentemente, começam com a letra "C" e que fazem toda a diferença na carreira e na vida de qualquer profissional:


O primeiro "C" que eu percebo em todo profissional de sucesso é o da COMPETÊNCIA, que no sentido deste texto, pode ser entendida como uma soma de habilidades ou conhecimentos autorizam ou capacitam um sujeito a realizar algum tipo de tarefa. Todo e qualquer bom profissional sempre será conhecido por sua capacidade de executar algo. Sendo assim, para desenvolver bem as suas competências, você deve se perguntar sobre quais são as áreas que você possui maior facilidade ou consegue se destacar, porque ao se trabalhar bem sobre elas, você sempre irá treinar cada vez mais esta habilidade. DETALHE: Não se esqueça também que você precisa trabalhar os pontos em que possui dificuldades, então separe também um tempo para isso.

O segundo ponto que eu quero destacar é a capacidade que todo bom profissional possui para estabelecer CONEXÕES, ou seja, a capacidade que estas pessoas possuem de se ligar à outras e extrair capital social, intelectual, político e financeiro. Todo grande profissional possui uma grande rede de apoio ao seu redor, seja ela de conselheiros, amigos, investidores, mentores, ou mesmo uma boa equipe técnica. Essa capacidade de estabelecer redes de contatos é que o que se conhece como networking. Geralmente você vê muita gente reclamando: "Ai, mas fulano de tal só conseguiu emprego por causa de Q.I. (quem indica)", como se isso fosse um demérito! Geralmente, essa pessoa frustrada possui uma baixa qualidade de relações, que não geram confiança ao redor de sua pessoa, e que dificulta o seu encaixe. Mesmo que você tenha trabalhado como empregado em algum local, ter um bom networking pode significar ter uma recomendação de um chefe ou gerente, por exemplo... Como anda o seu networking?

E neste sentido, se encaixa bem o terceiro ponto, que é a capacidade que grandes profissionais tem de estabelecer uma boa COMUNICAÇÃO, seja ela entre sua rede de contatos, com seus superiores ou subordinados, ou com quem quer que seja... você já parou para perceber que a grande maioria dos líderes legítimo, que chegaram em pontos muito altos em sua carreiras, possuem uma tremenda capacidade de comunicação?! "Mas, Murillo, eu não sei fazer grandes discursos", você poderia me dizer! E eu te responderia que você não precisa ser um mestre da oratória, mas que simplesmente precisa desenvolver a capacidade de saber compartilhar informações, sejam elas a respeito de temas técnicos, emocionais, intelectuais, ou quaisquer que sejam, na hora certa de forma habilidosa.

O ponto anterior também te levará ao quarto, que é o CARISMA, que neste texto pode ser entendida como a capacidade de despertar encantamento, fascinação, nas outras pessoas. Isto está diretamente ligado à Inteligência Emocional, que passa por dois conceitos: a capacidade de perceber as emoções dos outros (e de alguma forma contê-las), e a capacidade de expressar as próprias emoções de forma harmoniosa. Uma pessoa carismática tem a capacidade de fazer as pessoas se sentirem queridas e trazê-las para próximo, gerando assim um poder de persuasão e de liderança bastante intensos - dificilmente uma pessoa de sucesso não será líder nos espaços onde atua.

E por fim, o quinto ponto, e que dá sustentação a todos os demais, é o CARÁTER, que quer dizer sobre a orientação ética das pessoas. É a capacidade que o sujeito tem de fazer aquilo que é bom, melhor ou menos doloroso, sempre considerando os que estão ao redor, com a maior transparência possível, respeitando o diverso (mesmo que não concorde com este). Todo caráter sólido inspira confiança, e esta, por sua vez, é um elemento fundamental para o sucesso. Pessoas que não tem caráter geralmente terão maior dificuldade para fazer negócios ou estabelecer vínculos, justamente pela dificuldade em inspira solidez nas relações, pois as suas regras de convívio costuma variar conforme à sua própria conveniência, o que dificulta na geração de capital (seja ele de qual espécie for).

Enfim, este texto é focado para psicólogos, mas vocês podem ver que tais pontos se aplicam a qualquer trabalhador que busque sucesso profissional, e para alcançá-lo tudo depende de estratégias adequadas e de um bom posicionamento pessoal no mercado de trabalho.

Estou publicando este texto no dia 19 de Maio de 2017, e em breve abriremos uma nova turma para ajudar profissionais a desenvolver habilidades profissionais para melhor encaixe no mercado de trabalho. Quer saber mais? Clique aqui e conheça o START'UPSI.

E aí, este texto serviu de alguma forma para te fazer pensar sobre suas habilidades? Precisa melhorar em alguma delas? Comenta aí!

Boa sorte!

-------
Imagem: Extraída do Google Imagens

------
Sobre o autor:

Murillo Rodrigues dos Santos, é psicólogo (CRP 09/9447) graduado pela PUC Goiás (Brasil), com formação em Terapia de Casais e Famílias pela Universidad Católica del Norte (Chile). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Goiás (Brasil). Possui aperfeiçoamento profissional pela Brown University (EUA) e Fundación Botín (Espanha). Já estudou gestão e empreendedorismo pela Finnovarregio Fondattion e pelo Parlamento Europeu (Bélgica), pela Fundação Getúlio Vargas e pela Fundação Estudar (Brasil), e atualmente está se preparando para fazer formação em gestão na Harvard University (EUA) em parceria com a Universidad Autónoma de Madrid (Espanha).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages