Como desenvolver competências e habilidades nos filhos



As crianças ao nascerem possuem características próprias ao seu temperamento nato. Adaptabilidade as mudanças, estabilidade e instabilidade de humor e capacidade de reagir diante de várias situações são alguns desses traços marcantes demonstrados pelo temperamento. Todavia, para que tais traços se desenvolvam é necessário que a criança se relacione com o mundo, ou seja, tenha contato com as pessoas do seu ambiente. Sendo assim a família é o primeiro contato social que a criança possui, é a primeira fonte de aprendizagem e apoio, tanto emocional quanto social, na sua formação, aumentando então seu repertorio comportamental: maior assertividade, maturidade, conduta independente, auto confiança, responsabilidade social, dentre outros. Os nossos comportamentos são apreendidos na interação com as pessoas do nosso ambiente, logo, os pais tem grande influência no comportamento de seus filhos e a forma como os pais reagem diante do comportamento destes, pode determinar o seu modo de agir, fortalecendo ou enfraquecendo este comportamento.

Os pais podem reagir aos comportamentos dos filhos de forma positiva ou negativa. A) positiva: quando manifestam aprovação ao comportamento adequado. Quando demonstram atenção, elogiam, beijam, abraçam, sorriem, dentre outros. Os comportamentos adequados dos filhos que são valorizados pelos pais são fortalecidos e podem continuar ocorrendo. Quando são valorizados desenvolvem também a autoestima e tendem a valorizar as outras pessoas. B) negativa: quando os pais manifestam reprovação ao comportamento inadequado, há várias formas de mostrar tal desagrado: punições físicas ou verbais, castigos, retirada de privilégios, etc. As punições físicas ou verbais podem produzir consequências imediatas de suprir aquele comportamento inadequado, porém não são as mais indicadas, pois podem trazer alguns efeitos colaterais como por exemplo: ensinar a criança que a punição é a melhor forma de resolver os problemas e de expressar frustrações, consequentemente ela repetirá esse modelo em outras situações expressando hostilidade, rebeldia, xingando ou até mesmo batendo em coleguinhas, além de produzir problemas emocionais como o medo, ansiedade, depressão, etc. Por outro lado, punições como a retirada de privilégios ou aplicação de castigo, utilizados esporadicamente e associados a manifestação de afeto podem enfraquecer o comportamento inadequado e são bastante eficazes.  Outra forma de diminuir tal comportamento é ignorar. Para isso é necessário que os pais se certifiquem que o comportamento pode ser ignorado. Comportamento prejudiciais como por exemplo bater a cabeça na parede, não podem ser ignorados, mas comportamentos como: gritar, fazer birra, xingar e outros comportamentos infantilizados podem ser ignorados, esteja certo que você consiga ignorar o comportamento em toda sua intensidade; reagindo comneutralidade; ao cessar o comportamento indesejável, procure reaproximar da criança dando-lhe atenção com naturalidade.
Referências
Melo, M. (2009). Para Pais: O comportamento infantil. São Paulo. Ville Editorial ltda.
Weber, L. N. D., Prado, P. M,Viezzer, A. P. e Brandenburg, O. J.(2004).Identificação de estilosparentais: o ponto de vista dos pais e dos filhos. Psicol. Reflex. Crit, vol.17, n.3, pp.323-331.
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Imagem: Extraída do Google Imagens
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Sobre a autora:

Mylena Moreira Melo, Psicóloga (CRP 09/11177) graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Brasil), psicoterapeuta de crianças, adolescentes e adultos, atua com ênfase na Psicologia Comportamental.

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