As crianças ao nascerem possuem características próprias ao seu
temperamento nato. Adaptabilidade as mudanças, estabilidade e instabilidade de
humor e capacidade de reagir diante de várias situações são alguns desses
traços marcantes demonstrados pelo temperamento. Todavia, para que tais traços
se desenvolvam é necessário que a criança se relacione com o mundo, ou seja,
tenha contato com as pessoas do seu ambiente. Sendo assim a família é o
primeiro contato social que a criança possui, é a primeira fonte de
aprendizagem e apoio, tanto emocional quanto social, na sua formação,
aumentando então seu repertorio comportamental: maior assertividade,
maturidade, conduta independente, auto confiança, responsabilidade social,
dentre outros. Os nossos comportamentos são apreendidos na interação com as
pessoas do nosso ambiente, logo, os pais tem grande influência no comportamento
de seus filhos e a forma como os pais reagem diante do comportamento destes,
pode determinar o seu modo de agir, fortalecendo ou enfraquecendo este comportamento.
Os pais podem reagir aos comportamentos dos filhos de forma positiva ou negativa. A) positiva: quando manifestam
aprovação ao comportamento adequado. Quando demonstram atenção, elogiam,
beijam, abraçam, sorriem, dentre outros. Os comportamentos adequados dos filhos
que são valorizados pelos pais são fortalecidos e podem continuar ocorrendo.
Quando são valorizados desenvolvem também a autoestima e tendem a valorizar as
outras pessoas. B) negativa: quando os pais manifestam reprovação ao comportamento
inadequado, há várias formas de mostrar tal desagrado: punições físicas ou
verbais, castigos, retirada de privilégios, etc. As punições físicas ou verbais
podem produzir consequências imediatas de suprir aquele comportamento
inadequado, porém não são as mais indicadas, pois podem trazer alguns efeitos
colaterais como por exemplo: ensinar a criança que a punição é a melhor forma
de resolver os problemas e de expressar frustrações, consequentemente ela
repetirá esse modelo em outras situações expressando hostilidade, rebeldia,
xingando ou até mesmo batendo em coleguinhas, além de produzir problemas
emocionais como o medo, ansiedade, depressão, etc. Por outro lado, punições
como a retirada de privilégios ou aplicação de castigo, utilizados esporadicamente
e associados a manifestação de afeto podem enfraquecer o comportamento
inadequado e são bastante eficazes. Outra
forma de diminuir tal comportamento é ignorar. Para isso é necessário que os
pais se certifiquem que o comportamento pode ser ignorado. Comportamento
prejudiciais como por exemplo bater a cabeça na parede, não podem ser
ignorados, mas comportamentos como: gritar, fazer birra, xingar e outros comportamentos
infantilizados podem ser ignorados, esteja certo que você consiga ignorar o
comportamento em toda sua intensidade; reagindo comneutralidade; ao cessar o
comportamento indesejável, procure reaproximar da criança dando-lhe atenção com
naturalidade.
Referências
Melo, M. (2009). Para Pais: O comportamento infantil. São Paulo. Ville Editorial ltda.
Weber, L. N. D., Prado, P. M,Viezzer, A. P.
e Brandenburg, O. J.(2004).Identificação de estilosparentais: o
ponto de vista dos pais e dos filhos. Psicol. Reflex. Crit, vol.17, n.3,
pp.323-331.
-------
Imagem: Extraída do Google Imagens
-------
Sobre
a autora:
Mylena
Moreira Melo, Psicóloga
(CRP 09/11177) graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás
(Brasil), psicoterapeuta de crianças, adolescentes e adultos, atua com ênfase
na Psicologia Comportamental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário