Quanto tempo leva para se viver de psicologia clínica?


Imagine que você quer abrir um supermercado, e que o seu sonho é se tornar o dono de uma grande loja do Carrefour (não estou ganhando nenhum extra por esse merchandising gratuito, só pra constar caso alguém desta rede de supermercados me leia...), sendo que em um primeiro momento você só tem uma prateleira com duas marcas de arroz, duas de feijão, três de macarrão, um de sal e uma de óleo de soja... Quanto tempo você acha que vai levar para se tornar um Carrefour? MUITO TEMPO, talvez seja a resposta mais lógica!

"Mas o que isso tem a ver com o título do texto, Murillo?" Simples, o fato de que muitas vezes nós somos idênticos ao dono desse mercadinho: começamos uma coisa "do nada", com a cara e com a coragem, com pouca estrutura, pouca experiência, pouco conhecimento da área, mas com um grande sonho.

Mas que tal analisar o que pode ser feito nesta situação, e quem sabe assim extrair alguns exemplos para a nossa prática?! Vamos nessa?!

Se você fosse o dono deste mercadinho, o que você faria para crescer? A resposta mais óbvia, em meu ponto de vista é: contas! Não digo, contas no sentido de se endividar, mas no sentido de colocar no papel os dados que você tem sobre a relação custo, investimento e retorno. Se você tem mil reais por mês para administrar o seu mercadinho, o que você deve fazer?

Algumas dicas para a pergunta anterior seriam priorizar as despesas fixas, verificar a razão de renda bruta, renda líquida e percentual de investimento para obtenção de retorno, e etc. Existem coisas na área de gestão de carreira que psicólogos ao menos fazem ideia de que existem, como uma coisinha que muitos contabilistas conhecem como "ponto de equilíbrio financeiro", por exemplo (se quiser saber o que é isso, clica aqui).

O que eu quero dizer com isso? O primeiro grande erro dos psicólogos é tratar seus sonhos como se fossem simples sonhos, e não projetos! Ora, sonhos nada mais são do que projetos que ainda não foram sintetizados, então nada melhor do que fazer uma análise de viabilidade de sonhos e partir para a ação.

Oras, mas isto envolve muito planejamento, que deve ser a etapa imediatamente anterior à da execução, porque executar coisas sem planejar pode até dar certo, mas na maioria das vezes significa cometer suicídio empreendedor. Então aí vai a primeira dica: assim como você pode perceber que o dono do mercadinho entrou de cabeça em um negócio sem saber de nada, você pode estar entrando na psicologia clínica do mesmo jeito. Não basta simplesmente abrir uma sala com um bonito sofá e esperar as pessoas aparecerem! Ser psicólogo, assim como qualquer outro negócio envolve planejamento!

E daí vem o segundo grande erro: psicólogos, geralmente, não sabem fazer investimentos! E eu até acho isso relativamente normal para uma profissão onde metade das pessoas odeia a matemática, e a oura metade também não gosta dela... Se você vai entrar na psicologia clínica, aprenda: como em qualquer outro negócio você deve fazer investimentos! Parece óbvio isso, se não fosse o terceiro problema...

Psicólogos, geralmente, não sabem a diferença entre custo e investimento! Muitos acham que comprar uma poltrona de R$ 2.000,00 vai fazer a diferença, porque "consultório bom é consultório chique", ou que pessoas "gostam de ser atendidas no luxo"... meu querido, vou te contar um segredo: quem está realmente precisando de ajuda recebe atendimento até sentado no chão se for preciso! Isso desde que ele tenha confiança em que o seu trabalho é bom e que realmente irá ajudá-lo. PRESTE ATENÇÃO: não estou dizendo que você não deve comprar bons móveis ou que pode atender seu cliente sentado no chão, mas daí se você tiver 10 mil reais para investir, e usar 1/5 disso para uma cadeira, você realmente não sabe a diferença entre custo e investimento.

Investimentos devem ser feitos na razão de um bom planejamento estratégico e financeiro, e se você não faz a mínima ideia de como fazer isso, relaxe, vou te mostrar uma alternativa para você aprender posteriormente...

Mas depois de observar todas estas questões de planejamento (e olha que nem comecei, pois poderia escrever várias coisas sobre isso), você deve se lembrar que existem uma série de variáveis que também devem contar neste processo de se tornar um psicólogo clínico: experiência, postura, imagem, técnica, ética... etc, etc, etc.

Se eu fosse me ater a cada um destes pontos, daria um livro (e quem sabe não dê no futuro... ^^), mas o que eu quero dizer é que: o tempo que você vai levar para se estabelecer no mercado da psicologia clínica está diretamente relacionado ao tipo de estratégia que você adota e, geralmente, psicólogos sem estratégia nenhuma patinam muito tempo sem sair do lugar...

"MURILLO, ME DÊ NÚMEROS, EU QUERO NÚMEROS, N-Ú-M-E-R-O-S!!!"... Calma amigão, já chegamos lá! Esse textão aí pra trás foi necessário para você entender que não há uma equação que demonstre com exatidão o caminho que deve ser percorrido até o alcance do sucesso na clínica (até porque você verá que, em psicologia clínica, o conceito de sucesso é muuuito relativo), mas uma coisa eu posso dizer... um psicólogo com estratégia normal, dificilmente alcança um ponto de equilíbrio financeiro antes dos dois ou três anos na clínica (pelo menos na cidade de Goiânia)! Uns poderão levar mais do que isso, outros muito menos, porque tudo isso depende de uma série de condições. Mas existem coisas que podem adiantar esse processo? Claro que sim!

Eu mesmo tenho já acompanhado uma centena de psicólogos desde que me graduei, e puder analisar de perto as estratégias e habilidades de muitos deles, e com base nisto, minha equipe e eu estamos desenvolvendo hoje um programa para construção de habilidades, estratégias e planejamento de carreira para psicólogos clínicos, o Start'Upsi, uma escola para gestão de carreira de psicoterapeutas. Caso você queira saber mais é só clicar aqui.

Enfim, como disse anteriormente, tudo depende de uma série de etapas: 1) Sonho; 2) Planejamento; 3) Execução; 4) Avaliação; 5) Aperfeiçoamento. Espero em breve poder escrever mais a fundo sobre estes pontos, mas desde já eu lhes adianto: você dificilmente encontrará a satisfação pessoal e profissional sem passar por todos estes pontos... E aí, precisa de ajuda? Em qual etapa destes cinco pontos você está? Deixe aí nos comentários, quem sabe a gente  possa trocar umas ideias... =)

-------
Imagem: Extraída do Google Imagens

-------
Sobre o autor
Murillo Rodrigues dos Santos, é psicólogo (CRP 09/9447) graduado pela PUC Goiás (Brasil), com formação em Terapia de Casais e Famílias pela Universidad Católica del Norte (Chile). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Goiás (Brasil). Possui aperfeiçoamento profissional pela Brown University (EUA) e Fundación Botín (Espanha). Já estudou gestão e empreendedorismo pela Finnovarregio Fondattion e pelo Parlamento Europeu (Bélgica), pela Fundação Getúlio Vargas e pela Fundação Estudar (Brasil), e atualmente está se preparando para fazer formação em gestão na Harvard University (EUA) em parceria com a Universidad Autónoma de Madrid (Espanha).

2 comentários:

  1. Estou no sonho ainda, pois estou no 8° período da graduação. Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nilson, esperamos que você possa realizar seu sonho em breve! Planeje bem, e faça uma boa execução do seu plano que tudo vai dar certo! Conte conosco! :)

      Excluir

Pages