Como ajudar meu filho a enfrentar os medos?


Entre os três e seis anos de idade, as crianças são propensas a sentir vários tipos de medo. A medida que vai conhecendo os seus próprios sentimentos de agressividade, a criança começa a temer a agressão por parte de outras pessoas e situações.

  • Medo de Cães e outros animais que mordem.
Quando a criança aprende a lidar com seus próprios instintos, um dos quais consistia em morder sempre que se sentia tensa, é possível que comece a ter medo de tudo que lhe dê a impressão de morder.

  • Medo de barulho altos
Caminhões de bombeiros, ambulâncias e portas que batem de repente estão entre as coisas que despertam reações violentas e aterradoras numa criança.

  • Medo do escuro e de monstros, bruxas e fantasias
Os medos afloram à noite. Os predadores com os quais se sonhou transformaram-se em terríveis imagens projetadas na escuridão. Isso acontece numa época em que a criança está avançando rapidamente rumo à independência. Ela está tomando consciência de ser dependente em relação aos pais, e, entretanto, em conflito por esse motivo.

  • Medo de altura
Esses medos surgem quando a criança se torna mais consciente do perigo de cair de lugares altos, e se dá conta de que é suficientemente independente para ter de proteger-se.

Como ajudar uma criança a lidar com os seus medos?
Em primeiro lugar, ouça atentamente o que a criança lhe disse sobre os seus temores, e respeite os sentimentos dela.

É normal uma criança sentir medo, pois este é um sentimento natural que nos ajuda a lidar com novas experiências e nos proteger do perigo.

Alguns bebês e crianças têm medo de coisas bem específicas: insetos, cachorros, escuro, barulhos altos, entre outros. Não despreze o medo que a criança sente. Não os subestime, mesmo que pareçam bobos ou irracionais, para ela, a coisa é bem séria e real.

·         Evite sorrir ou fazer pouco da situação quando ela se mostrar assustada
·         Mostre a ela que você entende como é ter medo de algo, ela vai aprender que não há problema em sentir medo e que é melhor lidar com isso.
·         Tentar simplesmente convencer seu filho de que não há motivos para ter medo, terá o efeito contrário do que você quer.
·         Dizer "Não se preocupe, não tem por que ter medo do cachorro" quase não tem efeito nenhum. Em vez disso, ofereça segurança: "Sei que você fica assustado com o cachorro. Vamos passar por ele juntos. Se precisar, pego você no colo".

Boa parte desses medos desaparece conforme a criança sente-se mais segura de si e do ambiente ao redor. Não existe receita. Conheça bem seu filho e saiba o que o perturba, assim poderá auxiliar a superar seus medos.

Ajude-a a entender que é natural sentir medo e preocupar-se com as coisas.  Só depois faça-a ver que é possível lidar com o que no momento lhe aparece apavorante e esmagador.

-------
Imagem: Extraída do Google Imagens

-------
Sobre a autora:

Ludmilla Rodrigues Fernandes Gomes, é psicóloga (CRP 09/11054) graduada pela Universidade Estácio de Sá (Brasil), estudiosa da técnica DIR Fortime, atende com ênfase na Gestalt Terapia, ministra palestras com o objetivo de fazer com que pais desenvolvam relações mais saudáveis com seus filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages