Como lidar com o fim de um relacionamento


Acabou tudo, e agora? Não vou aguentar!!!

Escuto muito estes questionamentos na clínica psicológica e percebo que todos que passam por esse sofrimento querem uma cura rápida, uma formula mágica para acabar com a sua dor, mas infelizmente não existe.

Se existe algum conselho que eu possa dar as pessoas que procuram conforto neste momento tão dolorido seria para se REDESCOBRIREM.

Aprenda com suas experiências, mesmo que o fim do relacionamento não tenha sido sua escolha, use desta mistura de sentimentos como informações a seu próprio respeito. Acredito que nesses períodos de estremo sofrimento pode-se aprender muito sobre si mesmo.

Preste atenção naquilo que foi vivido, nas expectativas que você, talvez, possa ter feito, nas fantasias e principalmente observe o que você aprendeu com esse relacionamento. O que você pode tirar de lição de tudo que viveu? Como se fosse uma busca para si mesmo, assim pode-se sair do papel de quem sofre, para o de quem aprende.

O processo de superação do fim da relação pode ser mais ou menos longo, depende muito de cada pessoa e de uma série de fatores que podem contribuir, como por exemplo, ter outras fontes de prazer, como algum hobby e principalmente ter disposição para aproveitar tudo aquilo que dá sentido à própria vida, amigos e família ajudam muito neste momento.

Quando a pessoa tem outros vínculos importantes e outras razões de viver, ela elabora o luto com mais facilidade e faz do antigo relacionamento uma boa lembrança.

É natural que as pessoas que enfrentam o fim de um relacionamento queira evitar as situações de sofrimento, mas querer fugir destas fases não resolverá o problema, nem aliviará a dor. O sofrimento faz parte, mas o importante é reconhecê-lo e não cultivá-lo

Reconheça seus sentimentos, os ruins e os bons. Se cuide, não finja sentimentos que não exista, apenas sinta os verdadeiros, é necessário para desenvolver o autoconhecimento. Tenha criatividade e capacidade de sentir prazer, faça o que for preciso para se sentir bem, esses são ingredientes importantes na superação da dor e no resgate ou no fortalecimento da autoestima, dê a si mesmo tempo para se curar.

Com o passar do tempo e de uma passagem adequada pelo período de luto, torna-se possível reconhecer que estar solteiro pode, sim, ser positivo.


Caso você perceba que não consegue lidar sozinho com o fim do relacionamento, conte com a ajuda de um psicólogo.

-------
Imagem: Extraída do Google Imagens

-------
Sobre a autora:
Sofia Nogueira Lemos, Psicóloga (CRP 09/11168) graduada pela Universidade de Ribeirão Preto (Brasil), atende adolescentes e adultos. Psicoterapeuta de base humanista-fenomenológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages