A importância do autoconhecimento



Você se conhece? Muito? Pouco?

A maior parte das pessoas acreditam que se conhecem bem, mas na verdade se conhecem muito pouco, o autoconhecimento está totalmente ligado a autoestima.

Geralmente confiamos somente em quem conhecemos e amamos muito.Nossas inseguranças, incertezas, medos estão relacionados com o fato de que talvez não saibamos a fundo quem somos.

É muito difícil alguém se conhecer interiormente quando a busca está sempre no externo, muitos buscam mudar o cabelo, comprar roupas, carros, emagrecer, mas quase sempre esquecem que o caminho deve ser o contrário, de dentro para fora. Assim, as pessoas tendem a ficar mais vulneráveis à opinião dos outros e se tornam mais manipuláveis, ou seja,dependerá cada vez mais da aprovação dos outros, mas sua própria nunca será suficiente.

Um exemplo comum nos dias atuais são as redes sociais, onde todos são aparentemente felizes, bem vestidos, bem cuidados e por trás daquelas fotos pode ter uma pessoa extremamente insegura e em busca de aceitação, afinal quanto mais curtidas melhor, e quando essas curtidas não aparecem a frustração e a insegurança tomam conta.

O importante é ter a consciência de que o que faz é o reflexo de quem você é, tomar posse das suas qualidades, mas também dos seus defeitos. Uma frase de Carl Rogers que representa bem esse processo e que eu particularmente gosto muito é “Quando me aceito como sou, posso então mudar”. Ou seja, ao reconhecer seus pontos negativos poderá mudar, se quiser, e reconhecendo seus pontos positivos se sentirá mais confiante.

O autoconhecimento é a habilidade de ouvir a si mesmo, conhecendo suas angústias, medos e suas potencialidades,se você se conhece, tem maior controle sobre suas ações e emoções, mas, nem sempre é fácil investir no autoconhecimento.

A jornada de autoconhecimento é longa e necessita muita dedicação, o auxílio de um psicólogo facilita muito esse processo, a psicoterapia te ajuda a se olhar com maior profundidade, pontua suas ações e emoções, te ajuda a se perceber com mais carinho e a enfrentar seus medos, o autoconhecimento é fundamental para desenvolver o amor por si mesma. Não se deixe de lado, invista em você, se cuide, se ame!

-------
Imagem: Extraída do Google Imagens

-----
Autora:

Sofia Nogueira Lemos, Psicóloga (CRP 09/11168) graduada pela Universidade de Ribeirão Preto (Brasil), atende adolescentes e adultos. Psicoterapeuta de base humanista-fenomenológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages