Relacionamentos Contemporâneos: do namoro ao casamento



A sociedade tem mudado e com isso muda novas escolhas e conceitos, determinadas regras que seguiam antes hoje já não são levadas adiante e muito menos sendo relevantes,dentro dessas mudanças, mudam também a forma de se relacionar com o outro.

Relacionamentos entre casais seguem uma nova estrutura, o que antes poderia ser uma obrigação, hoje se opta por escolhas, há uma espera muito maior, um tempo diferente que antes parecia não existir. Priorizam-se o lado profissional, e uma maior liberdade sexual.

A tecnologia se desenvolve, pessoas trocam informações com facilidade, se conhecem de vários modos, o se relacionar começa a mudar. Porém, a conquista ainda continua presente, vão conhecer um ao outro, trocam experiências, a intimidade entra em cena e logo estão envolvidos emocionalmente.

Para entender as relações é importante considerar o amor, isso envolve combinações de intimidade, paixão e compromisso, esses componentes estão presentes em várias culturas, demonstrando a sua universalidade.Na teoria triangular do amor, intimidade é o primeiro componente definido como o vínculo que se desenvolve através da partilha de pensamentos e sentimentos com uma pessoa que não é compartilhada com mais ninguém. Ele fornece sentimentos de apoio, cuidado, consideração, aceitação e confiança. (Sternberg, 1988 apud Sebastian Pabon, 2016)

O envolvimento do casal vai muito além de namorar ou constituir uma família, são ideias e opiniões que precisam estar em consenso, se não as escolhas podem mudar com facilidade e agilidade, do mesmo modo que existe tempo, o tempo é curto para perder com alguém no qual as ideias não batem e se não bate, parte para outra relação.

Após a escolha de estarem juntos, os parceiros vão trabalhar juntos para uma nova etapa do relacionamento. Tomar uma nova decisão não é tarefa fácil, o que antes era imposto pela sociedade, hoje o casal quem decide quando e como tomar essa decisão, planejam, estudam e discutem.

Mesmo havendo um planejamento maior são inundados por sentimento de angustia, sonhos que não sejam tão passiveis assim de realização, constantes questionamentos sobre ir ou não ir adiante, casar, a dúvida entre focar no lado profissional, constituir uma família, ou conciliar os dois, para ter tanto uma realização profissional quanto pessoal.

São escolhas que vão depender exclusivamente de um bom dialogo entre o casal, um objetivo a ser conquistado pelo qual o casal esteja disposto a lutar, é preciso entender que as expectativas são importantes, mas que a frustração também.


Referências
SEBASTIAN PABON, Mónica Andrea. RELACIÓN DE PAREJA EN LA UNIÓN LIBRE - ESTUDIO DE CASO. Ajayu,La Paz ,  v. 14, n. 2, p. 371-394, agosto  2016 .   Disponibleen<http://www.scielo.org.bo/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2077-21612016000200008&lng=es&nrm=iso>. accedidoen  30  marzo  2017.

ZORDAN, Eliana Piccoli; FALCKE, Denise  e  WAGNER, Adriana.Casar ou não casar?: Motivos e expectativas com relação ao casamento. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2009, vol.15, n.2, pp. 56-76. ISSN 1677-1168. 

-------
Imagem: Extraída do Google Imagens
-------

Autora:
Steffi Queiroz e Silva, psicóloga graduada pela Universidade Salgado de Oliveira (Brasil), com formação complementar em Técnicas de Avaliação Psicológica - Orientação Vocacional (PUC Goiás) e em Aspectos Gerais da Sexualidade (Universo). Já atuou na área Psicossocial da Câmara Municipal de Goiânia e no Instituto Municipal de Assistência à Saúde e Social dos Servidores de Goiânia (IMAS). Psicoterapeuta de base psicanalítica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages