Como lidar com meu filho adolescente?



Como lidar com meu filho adolescente?

Muitos pais encontram-se perdidos quando os filhos se tornam adolescentes, seria mais fácil se existisse um manual para pais, não é mesmo?! Mas, infelizmente não há, e cada filho é diferente. Porém, quando entendemos o que acontece na adolescência fica mais fácil lidar com todas as mudanças que acompanham essa fase.

Afinal, o que é a adolescência?
A adolescência é uma fase de transição entre a infância e a vida adulta. Neste período, a problemática começa com as mudanças corporais, a puberdade, agregando-se às mudanças psicológicas e sociais. É um período de instabilidade e desequilíbrio para o adolescente e para os que com ele convivem.

O psiquiatra Maurício Knobel criou o termo “Síndrome da adolescência normal” segundo ele essa fase traz algumas características, são elas:
  • Busca de si mesmo
  • Tendência grupal
  • Necessidade de intelectualizar e fantasiar
  • Crises religiosas
  • Deslocalização temporal (aqui e agora para satisfação dos seus desejos)
  • Evolução sexual manifesta
  • Atitude social reivindicatória
  • Contradições sucessivas em todas as manifestações de conduta
  • Separação progressiva dos pais
  • Constantes flutuações de humor e estado de ânimo


Os adolescentes perdem a identidade de criança e isto implica em buscar uma nova identidade. Sendo assim, é normal quando os filhos mudam de estilo, de hobbies, de amigos. Eles se afastam dos pais e se aproximam dos amigos, é normal que a opinião dos amigos tenha mais peso. É normal eles questionarem sobre tudo, sobre valores, costumes, crenças, é o momento em que estão fundamentando o que acreditam. A noção de tempo parece que não existe, só existe o presente, o exame da escola é para amanhã e o filho diz que ainda tem muito tempo para estudar. A sexualidade fica explícita, e parece que os hormônios dominam. É normal também o filho ficar nervoso por poucas coisas, querer isolar-se, enfim, são muitas mudanças, e cada adolescente manifesta essas características de formas diferentes (e esse é um dos motivos para não comparar sua adolescência com a dos seus filhos), devido a estas transformações os adolescentes ficam mais vulneráveis a problemas emocionais, cognitivos, de relacionamentos, traumas, portanto é muito importante que você esteja sempre presente, saiba que seu filho nesta fase talvez precise mais de você do que quando bebê.

Você talvez esteja pensando: “Ok, Larissa, eu entendo essas mudanças, mas como devo agir”?

Talvez, para você ver seu filho crescer é doloroso, é um processo de perda, então, olhe para essa dor e aceite que é difícil perder uma criança que tem você como heroína/herói, e hoje questiona tudo o que você diz, a heroína/herói são pessoas famosas, amigos, ou até mesmo os pais dos amigos. Lembre-se que é uma fase, vai passar, assim esperamos né?!  
Sendo assim:

  • Trabalhe em você a aceitação desta fase;
  • Tenha empatia, se coloque no lugar do seu filho (a) e veja o quanto é difícil para ele/ela passar por tudo isso.


Os adolescentes vivem numa ambivalência entre dependência e independência seja ela financeira, de saídas e horários, relacionamentos, trabalho, enfim, os pais geralmente ficam em dúvida sobre a forma de agir quanto a isso. É interessante que você seja ativo(a) e não passivo (a), e ao aceitar a independência ou a dependência do seu filho não se baseie em seu estado de ânimo, mas, na necessidade do filho naquele momento. Para isto, é necessário irem vivendo um desprendimento do filho concedendo-lhe liberdade e a manutenção da dependência madura. E para fazer essas tentativas existem dois caminhos: a liberdade sem limites, que é o mesmo que abandonar o filho, ou dar uma liberdade com limites, que impõe cuidados, cautela, observação, contato afetivo permanente, diálogo, para ir seguindo passo a passo a evolução das necessidades e das mudanças do filho.

Ser pai e mãe é uma tarefa árdua, porém, gratificante, acredito que você quer que seu filho tenha uma adolescência saudável, assim como uma família em harmonia. Se você está tendo dificuldade com seu filho (a) procure ajuda profissional, um psicólogo pode ajudar seu filho a se construir, e você a lidar com essas mudanças da melhor forma possível. Saiba que buscar ajuda é um ato de coragem!

-------

Referência
ABERASTURY, A.; KNOBEL, M. Adolescência normal: Um enfoque Psicanalítico. Porto Alegre: Artmed, 1981.

-------
Sobre a autora

Larissa Rodrigues Faria, é psicóloga (CRP 09/11914) graduada pela Universidade Salgado de Oliveira (Brasil), especializando em Gestão de ensino e Docência da educação básica e superior pela Faculdade Delta (Brasil). Realiza atendimentos de adolescentes e adultos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages