Metas de ano novo?! Como e para quê?



No começo do ano é comum que muitos de nós façamos uma lista de metas a serem compridas durante os doze meses seguintes. Objetivos como frequentar academia, voltar para algum curso, tentar uma promoção na empresa são frequentemente usados. Vários propósitos tangíveis, observáveis e diretos dos quais com o passar do tempo vão sendo esquecidos ou deixados de lado pela rotina. Como fazer com o que esses planos saiam do papel¿ como tornar essas metas em realidade? Responder as perguntas abaixo pode te ajudar no planejamento e na execução dessas metas:

- O que: qual é seu objetivo;
- Por que: justificativas para chegar lá;
- Onde: local;
- Por quem: pessoas envolvidas;
- Como: delimitar e organizar os passos para atingir o objetivo;
- Quando: em que tempo você realiza-lo;
- Quanto: o valor desse objetivo;

Dito isso, voltarei ao meu intuito inicial ao escrever esse texto: focar no porque planejar e que tipos de metas são essas?

Aspectos como amor, amizade, família são fundamentais para a saúde e o bem-estar do ser humano. Por uma influência histórica tendemos a pensar na separação dualista mente e corpo (tanto que é usual falar de doenças mentais quando na verdade o ser adoece por inteiro), como se o funcionamento dessas partes fossem independentes. Para além, existe uma hipervalorização de aspectos físicos sobre os emocionais e afetivos.

“O homem é um ser inerentemente relacional, dotado de singularidade, além de concreto e corporificado” (Cardella, 2017), sendo assim quando o ser se relaciona com o outro exerce seu papel existencial e se nutri.

Tendo como prioridade nossos relacionamentos podemos elencar as nossas metas de maneira mais consciente das nossas reais necessidades. Investir nas pessoas que estamos próximas, sejam elas familiares, colegas de profissão/trabalho, amigos pode ser uma aposta certeira rumo ao avanço saudável.

Realizar o crescimento em rede, no qual pessoas com objetivos parecidos se unem, para se desenvolver e se mostrarem no mercado, é uma das tendências do século para o crescimento econômico sustentável.

Exerça a sua capacidade de perceber e atualizar suas possibilidades para que suas metas sejam construídas dotadas de sentido e valor para você mesmo. A psicoterapia é uma forma de ajudar nesse aspecto, trabalhando a liberdade e o poder de escolha de cada ser.


Referência
Cardella, B. H. P., (2017) A construção do psicoterapeuta. 3 edição. Summus Editorial. São Paulo.
-------

Sobre a autora

Carolina Duarte de Oliveira (CRP 09/12002) Psicóloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Brasil), pós-graduanda em Gestalt-terapia pelo ITGT (Brasil). Atende crianças, adolescentes e adultos com ênfase na Gestalt-terapia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages