O psicólogo precisa se reconciliar com o dinheiro



Um dos maiores erros da graduação em psicologia é não ter pelo menos uma disciplina de educação financeira para psicólogos, ensinando os estudantes de psicologia, ainda muito cedo, sobre como fazer a gestão desta parte tão importante da vida. Conceitos que são relativamente simples de serem compreendidos, mas não tão simples de serem aplicados, passam à esmo da atuação profissional, o que dificulta a caminhada do egresso.

Pois bem, não é a primeira vez que eu escrevo sobre a parte financeira para psicólogos, e abaixo vai uma listinha dos que já estão no ar se você quiser ver depois:

-------



-------

Mas à parte das contribuições que já dei nestes textos anteriores, aqui eu gostaria de explorar alguns pontos adicionais sobre a difícil tarefa de reconciliação do psicólogo com a sua vida financeira.

Primeiramente, reconcilie-se com a matemática: você não é obrigado a saber derivadas e integrais, ou quaisquer outras equações com fórmulas astronômicas, mas o básico da lógica matemática você precisa conhecer, como por exemplo, questões relativas à custo (fixo e variável), lucro, ponto de equilíbrio, progressão, estimativa, etc. Esses pontos são super importantes no estabelecimento de metas concretas para o crescimento da vida profissional, e influenciam diretamente em questões como a precificação dos serviços de psicologia, realização de investimentos, avaliação e cálculo de riscos, dentre outros.

Também é importante deixar de ser “mão de vaca”, porque nada na vida vem de graça! Você precisa aprender que para se conseguir coisas maiores e melhores, é preciso fazer investimentos em sua própria carreira de forma consistente, gradual e inteligente. Não pense que você vai pegar o seu diploma e que as portas do mercado de trabalho irão se abrir automaticamente para você, isso é uma ilusão! O mercado de trabalho funciona com uma lógica às vezes bem definida, às vezes não, sendo por isso necessária uma grande sensibilidade e inteligência para lidar com suas incertezas. Mas em todos estes cenários, não é possível crescer sem investir, e o psicólogo sabe muito pouco sobre isso (eu ainda quero escrever algo no futuro sobre este tema, e certamente deverá ser muito importante).

Outro ponto importante a se considerar é o fato de que é necessário parar de pensar que as coisas acontecem por sorte! Você pode até ter momentos em sua carreira cujas contingências estejam extremamente favoráveis, e que você não saiba descrever a sua lógica, mas na grande maioria do tempo as coisas funcionam por lógica! Até o feroz mercado financeiro, da bolsa de valores funciona por uma lógica, e conhecendo-a você poderá ir mais longe! MAS VOCÊ NÃO FOI PREPARADO PARA ISSO NA FACULDADE!!! A faculdade não quer que você saia com uma visão real e atualizada do mercado, afinal de contas, ela não dá conta de formar com qualidade as massas de psicólogos “loucos por sucesso profissional”.

----------



DICA DE FILME PARA ILUSTRAR O PONTO ACIMA: A Grande Aposta (2015), direção: Adam McKay. O filme conta a história de como um grupo de investidores conseguiu prever a quebra do mercado imobiliário nos EUA em 2008, e com isto, apostou financeiramente contra esse sistema, conseguindo lograr altos lucros.




-------

E para finalizar, estude um pouco de economia! Você precisa entender um pouco sobre como as coisas funcionam para além da psicologia. E para os psicólogos não é tão complicado assim entender de economia, haja visto que a economia faz parte do comportamento humano, e poderia ser compreendida como a “ciência que estuda a forma como o ser humano administra os recursos ao seu redor e se comporta com eles” (definição própria, não acadêmica). Enfim, saia da caixa que a faculdade te colocou, acorde para o fato de que a psicologia, sozinha, isolada de outros sistemas, poderá fazer muito pouco para te ajudar.

Que tal pensar um pouco mais complexo?

-------
Quer saber mais sobre gestão financeira? Sabia que a nossa especialização tem um módulo inteiro para tratar disso? Saiba mais clicando aqui.

-------
Boa sorte, e até a próxima!

-------
Sobre o autor:

Murillo Rodrigues dos Santos, psicólogo (CRP 09/9447) graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Brasil), com formação em Terapia de Casais e Famílias pela Universidad Católica del Norte (Chile). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Goiás (Brasil). Doutorando em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (Brasil). Possui formações em Gestão, Empreendedorismo e Políticas pela Fundação Getúlio Vargas (Brasil), Fundación Botín (Espanha), Fondattion Finnovarregio (Bélgica), Brown University (EUA) e Harvard University (EUA). Diretor do Instituto Psicologia Goiânia, psicólogo clínico e organizacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages