Você é tímido?



Eu ainda sou, apesar de ter descoberto com algum tempo de psicoterapia que isso (a timidez) não me define! É importante ressaltar que a timidez não é um tipo de perfil psicológico, e ou um tipo de personalidade: a pessoa tímida não foi sempre tímida, não ou será para sempre.

Acredito que todos nós, em algum momento da vida, tivemos que fazer algo para um público: seja um teatro, apresentação de final de ano na escola, ou trabalho de conclusão de curso na graduação, entre outros; nesses momentos pode ter existido nervosismo, e alguma timidez, pois você está se expondo para aquelas pessoas, e consequentemente poderia ser julgados, o que seria compreensível existir essa timidez não é mesmo?

Como já mencionei, não se nasce tímido, esta característica se consolida com o tempo e está intimamente ligada a nossa autoestima. Surge através de experiências de vida ocorridas desde a infância, como por exemplo, ter pais muito protetores, professores extremamente severos, autoimagem distorcida, bullying, diferenças culturais e socioeconômicas. A timidez tende a desenvolver-se na medida que enfrentamos novos desafios.

Sentir-se tímido é desconfortável,as pessoas tímidas em geral são retraídas, têm medo expor suas opiniões com receio de serem mal compreendidas, acham que serão alvo de avaliação negativa sempre e não é raro que abusem de bebidas e outras drogas, geralmente com o objetivo de ganhar coragem para as situações temidas.

Porém, a timidez não é falta de coragem, mas pode também ser, por exemplo, um excesso de exigência. Para o tímido se as coisas não funcionam é porque alguma coisa ele está fazendo errado, por isso é comum sentir que precisa preparar melhor, mesmo que tenha que se isolar para precaver possibilidades de ser rejeitado.

Quando a timidez alcança níveis extremos nos quais a pessoa evita trocas sociais, fazendo com que perca oportunidades pessoais, profissional e cultural, pode gerar, inclusive, uma depressão. Por isso é importante ficar atento, e procurar uma ajuda psicológica é mais do que indicado.

Eu, por exemplo, sou uma pessoa tímida, e no meu caso, a timidez se acentuou mais na adolescência, onde eu tinha vergonha de coisas simples, desde de ligar para um restaurante para fazer um pedido até sentir vergonha de tirar dúvidas com a professora em sala de aula, tudo por causa do medo de ser julgada. Eu percebia que quanto mais o tempo passava mais perdia minha espontaneidade, tinha receio de fazer uma brincadeira com minhas amigas, de elas me acharem uma boba, ou seja, atrapalhava minha vida social e intelectual.

Mas eu decidi trabalhar esta dificuldade, e com a psicoterapia fui me descobrindo melhor, e aos poucos percebendo que eu não era só essa pessoa tímida e retraída, que eu tinha várias outras possibilidades, várias outras características e com isso fui me libertando aos poucos do rotulo de menina tímida e sendo o que eu realmente sou em toda minha potencialidade, inclusive tímida.

Hoje como psicóloga percebo inúmeras pessoas procurando ajuda por causa da timidez, e acredito, por experiência própria, que a psicoterapia pode auxiliar muito as pessoas que sofrem por isso. O psicólogo humanista é um facilitador, identificando junto com  o cliente, seus medos, inseguranças, traumas, enfim, todas as formas da pessoa reagir frente as dificuldades da vida, este processo de autoconhecimento, autodescoberta e  autoaceitação, leva o cliente a fortalecer-se e enfrentar com equilíbrio os obstáculos que surgem no dia a dia.

Se você se identifica com estas dificuldades, que tal dar um passo na superação disso e procurar ajuda? Entre em contato e saiba como funciona o acompanhamento psicológico para vencer a timidez. E saiba, apesar de tudo que, mesmo com dificuldade, você pode encontrar muitas formas de realizar-se enquanto pessoa.

-------
Sobre a autora

Sofia Nogueira Lemos, Psicóloga (CRP 09/11168) graduada pela Universidade de Ribeirão Preto (Brasil), atende adolescentes e adultos. Psicoterapeuta de base humanista-fenomenológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages