O Acompanhamento Psicológico durante a Gestação


A gestação é um período de intensas transformações, não somente físicas, mas também psicológicas; diversos fatores emocionais estão envolvidos nesse processo. A mulher, como um todo, passa por mudanças durante esse período.

Durante a gravidez surgem medos e inseguranças relacionados a diversas questões; “Como vai ser a partir de agora?”, “Será que eu consigo?”, “Como vou saber lidar com o meu bebê?”, “Como ficará minha vida conjugal e social agora?”, “E o meu corpo?”, “E o parto? Será que consigo?” isso e diversas outras questões acabam gerando altos níveis de ansiedade e estresse.

Apesar de todos os questionamentos e medos que circundam esse momento, socialmente, a gestação ainda é vista como um momento pleno e natural, por conta disso, muitas mães sentem-se acanhadas em compartilhar suas angústias e medos. É aqui onde a psicologia entra como auxílio. O psicólogo propicia um espaço de escuta e acolhimento, onde a gestante pode expor todas suas dúvidas, emoções, inseguranças, expectativas e pensamentos que permeiam esse momento, a fim de compreendê-la e auxiliá-la a manter o equilíbrio entre a saúde física e a saúde emocional.

É necessário entender os processos pelos quais a gestante passa desde o momento em que descobre que está esperando um bebê, respeitando o fato de que, cada mulher vivencia este período de forma particular e única, e uma gravidez nunca é igual à outra, mesmo se tratando da mesma mulher, são momentos diferentes e condições diferentes que acabam provocando sensações e reações distintas.

É importante saber que as perturbações emocionais vividas pela mãe durante a gestação - estado de tristeza profunda, depressão, melancolia, ansiedade - provocam alterações neuro-hormonais e na pressão arterial e consequentemente, o bebê sofre também. Do mesmo modo, quando a mãe se sente tranquila, calma e feliz, ela libera hormônios que produzirão no bebê uma sensação de bem-estar. Mamãe, você está diretamente ligada a seu bebê, então o que você sente, ele também sentirá.

Futuras mamães, o acompanhamento psicológico desempenha um papel tão importante quanto o acompanhamento médico, é necessário que as condições físicas sejam favoráveis e que as condições emocionais e psicológicas estejam bem estabelecidas, afinal, mudanças emocionais afetam nosso corpo físico. Então, busque um equilíbrio entre o físico e o emocional para poder vivenciar uma gestação mais plena e saudável.

Você já ouviu falar sobre atendimento psicológico perinatal? É o acompanhamento que a mãe faz com o(a) psicólogo(a) durante a gravidez, sendo um trabalho fundamental para uma gestação tranquila para a mãe e para o bebê. Caso você queira saber mais sobre o assunto, entre em contato.

-------

Sobre a autora

Lorena de Oliveira Cardoso (CRP 09/11633)

Psicóloga Graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Brasil), com período sanduíche pela Universidad Católica del Norte (Chile). Diretora do Instituto Psicologia Goiânia. Atende crianças e adultos, com foco no acompanhamento psicológico de gestantes e mães. Atende com ênfase no psicodrama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages