Porque fazer psicoterapia?


Ainda hoje existe muito preconceito quando se fala em ir a um psicólogo, pois o que muitos pensam é que isso é “coisa de doido”. A procura pela psicoterapia tem aumentado ao longo dos anos, porém, muitas pessoas sentem a necessidade, mas não procuram por vergonha.

Muito pelo contrário do que muitos pensam, os motivos que levam alguém a buscar ajuda de um profissional da Psicologia podem ser dos mais diversos: seja um momento difícil da vida que está passando, ou uma indecisão (como por exemplo, qual profissão escolher para sua vida), problemas que não consegue resolver sozinho, dificuldades em algum campo, etc. São inúmeros as possibilidades.

Sim, tudo isso pode ser trabalhado na terapia. Não que o psicólogo vá ficar te dando conselhos ou falando o que você deve fazer da sua vida: o psicólogo vai te ajudar a conhecer melhor a si mesmo, a compreender melhor as suas queixas, o porquê de muitas coisas que você pode estar passando, e vai te ajudar, também, a enxergar com mais clareza diversos aspectos de sua vida, para que você escolha o melhor caminho, as melhores decisões que devem ser tomadas para si.

Terapia é qualidade de vida! E serve para todos: crianças, adolescentes, adultos, idosos, casais, família, grupos diversos... Então, não tenha vergonha de procurar um psicólogo, ele poderá te ajudar a tornar sua vida melhor.

E não se esqueça, pode sim acontecer de uma pessoa não se sentir a vontade com o primeiro profissional que buscar. A terapia é uma relação de empatia, então, escolha um profissional que você se sentirá confortável, pois é para ele que você se abrirá emocionalmente, é para ele que você contará coisas muito valiosas do seu mundo.

-------
Imagem: Extraída do Google Imagens

-------
Sobre a autora:


Mariana Gomes de Carvalho, psicóloga (CRP 09/11202) graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Brasil), pós graduanda em Psicologia Jurídica e Inteligência Criminal pelo Incursos (Brasil). Atende com ênfase na Análise do Comportamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages