Inteligência Emocional para seu Relacionamento

Num convívio em que a dificuldade de comunicação entre o casal é grande, os vínculos facilmente se enfraquecem. É comum, entre o casal, acontecer algo que os tire do sério. Nessas horas, as circunstâncias podem levar a atitudes intempestivas, com palavras duras, as quais trarão à tona um comportamento pouco conhecido pelo outro. Por isso, saber que ninguém é apenas virtude ou compreensão nos permite conhecer as dificuldades do outro, o que faz parte dos desafios de uma vida a dois.

Aprender a falar de maneira não defensiva nos casais consiste na manutenção do que se diz numa queixa específica, sem desandar para o ataque pessoal. Recomenda-se que a melhor fórmula para uma queixa e uma boa briga é "XYZ": "Quando você fez X, me fez sentir Y, e eu preferia que você, em vez disso, fizesse Z." Por exemplo, "Quando você não me ligou para dizer que ia chegar atrasado para nosso compromisso de jantar, eu me senti menosprezada e zangada. Eu gostaria que você me informasse que vai se atrasar", em vez de "Você é um sacana irresponsável, só pensa em si mesmo", que é como a questão é demasiadas vezes colocada nas brigas de casal.

Como a própria palavra indica, comunicar é tornar comum, partilhar a mesma informação. Quando falamos de informação, falamos de ideias. É fundamental comunicar-se para que cada um consiga perceber o ponto de vista do outro e assim procurarem pontes de entendimento.

Em suma, a comunicação aberta não tem provocações, ameaças ou insultos, e tampouco dá lugar às inúmeras formas de desculpas, negação de responsabilidade, contra-ataque com uma crítica e coisas assim. Também aqui a empatia é uma ferramenta poderosa.

Finalmente, respeito e amor desarmam a hostilidade no casamento, como em tudo mais na vida. Criar pontes, criar cumplicidade, é disso que é feita uma relação harmoniosa. Vale a pena pensar nisso.

(Trecho inspirado na obra "Inteligência Emocional", de Daniel Goleman).

-------
Imagem: Extraída do Google Imagens

-------
Sobre a autora:


Carlla Oliviera Muniz (CRP 09/9190), é psicóloga graduada pelo Centro Universitário UNIRG (Brasil), especialista em infância e adolescência pela Universidade Federal de Goiás (Brasil). Atende com ênfase na abordagem cognitivo-comportamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages