A importâncias das brincadeiras para o desenvolvimento da criança


As brincadeiras podem facilitar diversas atividades que as crianças executam todos os dias: comer, tomar banho ou dormir, por exemplo, que podem ser atividades em que elas reclamam, ficam irritadas ou não querem fazer. Às vezes, esses momentos podem ocorrer com tanta frequência que passam a se tornar eventos estressantes.
Alguns exemplos de como o ato de brincar pode ajudar nesses momentos:
  1. Levar um convidado de honra (um brinquedo) para a mesa de jantar;
  2. Tomar banho com música;
  3. Guardar os brinquedos antes dormir juntos (país e filhos).

Com essas pequenas atitudes o dia com a criança pode ficar mais leve, alegre e com muito amor. Talvez não dê para ser assim todos os dias, mas essa leveza contagia. E a colaboração das crianças aumenta a cada dia.
É possível brincar e aprender ao mesmo tempo. A brincadeira é uma necessidade e atividade espontânea da criança, em que ela aprende enquanto brinca. Na brincadeira a criança desenvolve suas potencialidades (facilidades), como também trabalha com suas limitações (dificuldades).
O brincar também é uma forma de comunicação, e ajuda as crianças no desenvolvimento físico, mental, emocional e social. Por meio das brincadeiras, a criança fantasia, imita os adultos e adquire experiências para a vida adulta. A brincadeira é, portanto, uma atividade necessária e saudável na infância, pois por meio dela a criança constrói o seu próprio mundo e se projeta no mundo real.
Outra questão, também muito importante, é ensiná-las a guardar os brinquedos - "brincar é muito legal, mais guardar os brinquedos também" - as crianças aprendem muito guardando seus brinquedos: aprendem se organizar, a ter cuidado, e o mais importante, a ter respeito pelas suas próprias coisas e pelas coisas do outro. Esses são exemplos de aprendizados que se iniciam quando demonstramos para a criança a importação de se guardar os brinquedos depois da brincadeira.
Mas como fazer isso? Convidando a criança para essa tarefa, por exemplo. "Vamos brincar de quem guarda mais rápido?!" pode ser uma excelente fala para ajudar nesta tarefa.
Outra maneira de demostrar a importância de se guardar os brinquedos é mostrando para as crianças como é bom iniciar as brincadeiras com tudo arrumado e organizado. Guardar os brinquedos brincando se torna uma atividade prazerosa tanto para a criança, quanto para o adulto.
O brincar faz parte da vida da criança. Atualmente as brincadeiras vêm sendo cada vez mais esquecidas e substituídas por outras atividades como: assistir televisão, jogar vídeo game, computadores, esportes, entre outros, e precisamos refletir sobre as consequências disso.
São nas brincadeiras que as crianças afirmam seu SER, adquirem AUTONOMIA e exploram o mundo, aprendendo regras e limites. Os momentos de brincadeiras são oportunidades de interação com outras crianças, desenvolvendo seu modo de se expressar, fazendo descobertas, experimentos, formando conceitos, distinguindo seus desejos, necessidades e fantasias da realidade.
Por isso é importante que os pais permitam que as crianças tenham a oportunidade para vivenciar as suas IDÉIAS, para poder compreender seu significado na vida real.
Nos últimos anos, percebe-se o avanço tecnológico, conectando as crianças ao mundo rapidamente, ocasionando transformações nas relações entre pais e filhos, e nas relações consigo mesmos. Transformações essas que podem ocasionar solidão ou até mesmo depressão, por estarem tão isoladas.
E com as brincadeiras que as crianças se desenvolvem, aprendem a pensar, a interpretar e a interagir com o mundo que as cerca.
As brincadeiras facilitam as expressões e comunicações, por meio do brincar, pode-se promover na criança o bem-estar e um funcionamento saudável na sua interação com o meio.
-------
Imagem: Extraída do Google Imagens
-------
Sobre a autora:


Ludmilla Rodrigues Fernandes Gomesé psicóloga (CRP 09/11054) graduada pela Universidade Estácio de Sá (Brasil), estudiosa da técnica DIR Fortime, atende com ênfase na Gestalt Terapia, ministra palestras com o objetivo de fazer com que pais desenvolvam relações mais saudáveis com seus filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages