Eu, mais um psicólogo desempregado


Você, separou mais ou menos cinco anos de sua vida em uma graduação em psicologia, seja ela em uma universidade pública ou privada, perdeu as contas de quantas xerox, horas de biblioteca e noites mal dormidas gastou, e no momento está se formando (ou já está formado) e está se perguntando: "e agora, o que eu vou fazer para conseguir um emprego?". Talvez este texto seja pra você!

A psicologia nasce no Brasil, enquanto ciência e profissão, no ano de 1962, e foi regulamentada através da criação do Sistema Conselhos de Psicologia no ano de 1971: de lá para cá, somamos hoje, cerca de 300 mil psicólogos no Brasil, e temos visto a proliferação de Instituição de Ensino Superior (IES) que ofertam cursos de psicologia no país, o que representa um acréscimo no número de egressos nacionais.

Tomemos o Estado de Goiás como exemplo: o primeiro curso de psicologia inaugura-se no ano de 1973, com a antiga Universidade Católica de Goiás (Hoje PUC Goiás), mantendo-se o único no Estado por cerca de 30 anos, e a primeira faculdade pública de Goiás (única até o momento) a oferecer o curso de graduação em psicologia, foi a Universidade Federal de Goiás, que abriu turma em 2006. Todavia, de alguns poucos anos para cá (especificamente de 2009), passamos de 4 IES para 15 em 2017 (e com novas faculdades se candidatando no MEC para abertura de turma.

A maior formadora de psicólogos no Estado hoje é a PUC Goiás, tendo entre 100 e 150 egressos por ano, outras IES médias formam entre 50 e 100, porém outras entre 35 e 50 por ano. Fazendo as contas por alto, teremos em poucos anos uma média de 800 a 1000 novos profissionais da psicologia por ano no mercado em Goiás. "Mas, Murillo, quantos psicólogos temos em Goiás hoje?"... se você olhar nos novos números de CRP que estão sendo expedido, estamos quase chegando nos 12 mil (número geral, que leva em conta inativos, falecidos, ativos, suspensos, etc), mas se considerarmos somente os ativos, devemos estar chegando nos 8 mil em 2017. Muita gente, não?

E como é que está o mercado para esse povo todo? Ruim! Como para qualquer profissão, porém, a pergunta é: ruim para quem?! Alguns profissionais vão conseguir se destacar mesmo em cenário de crise, outros terão a estabilidade nos seus empregos, mas alguns terão que amargar a crise como a grande parte dos brasileiros.

"Tá, mas eu estou me formando agora, o que eu faço?" Boa pergunta, gafanhoto! (Se você não entendeu essa referência é sinal de que, ou você é muito novo, ou eu sou muito velho!) E ela a resposta para ela é a mesma que eu diria para alguém que se formou há muito tempo e não está trabalhando na psicologia no momento: não há uma receita que valha para todos! Oras, essa resposta parece clichê, mas por mais óbvia que seja é a que se aplica no momento.

O que você deve fazer, em suma, é uma análise de conjuntura, levando em consideração alguns fatores: 1) O que eu quero fazer? 2) Qual é a situação do mercado que temos hoje nesta área; 3) Eu tenho um planejamento estratégico para entrar nesta área; 4) Como está meu plano de contingências, caso seja preciso; 5) O que eu preciso fazer para chegar em pontos estratégicos do meu planejamento? 6) Qual a estrutura que eu disponho.

Estas perguntas podem parecer simples, mas não são! Elas fazem parte de uma série de outras que devem ser feitas dentro de um planejamento de carreira! Você já ouviu falar disso mas não sabe ideia de como isso funciona? Deixe-me tentar te ajudar:

DIA 05 DE JUNHO, DAS 17 AS 19 HORAS, NA SEDE DO INSTITUTO PSICOLOGIA GOIÂNIA eu vou fazer um bate papo GRATUITO com alguns colegas para tentar ajudar no que eu puder para orientar gente boa, como você, sobre como fazer um PLANO DE CARREIRA com foco em psicologia! Tem interesse em participar? Eu só te peço duas coisas como "inscrição": Preencha o formulário no final deste texto e compartilhe ele de forma pública no seu perfil do Facebook ou outras redes sociais (ele pode ajudar algum amigo seu da psicologia), pois fazendo isso você poderá, quem sabe, ajudar algum colega e a gente faz uma corrente do bem! =)

Enfim... não vou te vender uma receita mágica, quero apenas tentar ajudar com um pouco da minha experiência a te dar novas perspectivas de atuação... Crise também pode ser época de oportunidades para construir novas possibilidades!

Um abraço!

-------
P.S.: Como as vagas são limitadas, você deve se inscrever pelo formulário e aguardar contato de alguém de nossa equipe confirmando a sua participação.


-------
Imagem: Extraída do Google Imagens

-------
Sobre o autor:
Murillo Rodrigues dos Santos, é psicólogo (CRP 09/9447) graduado pela PUC Goiás (Brasil), com formação em Terapia de Casais e Famílias pela Universidad Católica del Norte (Chile). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Goiás (Brasil). Possui aperfeiçoamento profissional pela Brown University (EUA) e Fundación Botín (Espanha). Já estudou gestão e empreendedorismo pela Finnovarregio Fondattion e pelo Parlamento Europeu (Bélgica), pela Fundação Getúlio Vargas e pela Fundação Estudar (Brasil), e atualmente está se preparando para fazer formação em gestão na Harvard University (EUA) em parceria com a Universidad Autónoma de Madrid (Espanha).   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages