O que é a ansiedade?

 


Ansiedade é uma resposta adaptativa do organismo à situações interpretadas como de risco, iminentes ou não, reais ou fantasiosas. Tal resposta gera uma sensação de alerta constante e quando sai do nível normal ou aceitável, pode gerar sintomas como: Choro sem explicação, sensação de falta de ar, sensação de nada mais vai se resolver, necessidade de urgência, batimentos cardíacos acelerados, enrijecimento muscular, sudorese excessiva, dentre outros.

A ansiedade não é apenas capaz de nos gerar coisas ruins, mas além disso é capaz de nos gerar coisas boas, pois é a ansiedade que nos também move, nos fortalece para ir atrás de nossos sonhos e realizações.


Mas quando a ansiedade é ruim?                         

A ansiedade se torna ruim, quando começa a ser prejudicial na vida do indivíduo; quando há o excesso, atrapalhando atividades do dia a dia; quando não há sinais de melhora; quando vem carregado com outros sentimentos, como medo, angústia, insegurança, desespero, tristeza e vários outros.


O que fazer para melhorar a ansiedade?

Observá-la, aceitá-la e entende-la, são de grande importância, inicialmente. Observar acontecimentos simples do dia a dia, onde poderá ocorrer mudança de comportamento, como uma falta de concentração, pensamentos negativos constantes, impaciência com atividades diárias e outros, após observar, temos que aceitar que ela está presente, que seja necessário tirar um momento para respirar, para estar só e ter um momento tranquilo sem pensar em problemas, e tentar entrar em contato consigo mesmo para identificação de sentimentos. E assim, começar a entender os motivos e ações que o leva a esses sentimentos e sensações.


Como posso “prevenir” com a ansiedade?

Alguns pilares são importantes para uma cautela diária, como: alimentação, sono, lazer e exercícios. Busque ter uma alimentação saudável e não exagere; tenha uma "rotina do sono" para que você tenha horas necessárias de sono; tire um tempo para fazer o que gosta, um hobby, ler, ver filmes, passear em um shopping ou estar com amigos e/ou família; se exercite, nem que seja em casa, por meia hora ou andar de bicicleta ou correr no parque, ao ar livre, aproveite para sentir o ar fresco e a natureza.

Mas acima de tudo, se compreenda se acolha, se ame e se cuide. Seu corpo e seu tempo, mais que valioso e apenas você pode cuidar!

Sendo assim, em caso de dúvidas, procure uma ajuda profissional, procure um psicólogo.


Autora:

Ana Cecília – Estagiária de Psicologia do Instituto Psicologia Goiânia, sob a supervisão do psicólogo Murillo Rodrigues dos Santos (CRP 09/9447).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages