Qual a importância da rotina na vida das crianças?


Geralmente pensamos que a rotina é uma coisa ruim, sinônimo de monotonia, pois escutamos as pessoas falarem: “Minha vida é uma rotina, faço sempre a mesma coisa”.

Precisamos ter uma rotina para organizar melhor nossa vida e nossas atividades do dia-a-dia, para conseguirmos fazer mais atividades gastando menos tempo. Ter uma rotina é importante para todos principalmente para os pais, pois assim eles conseguem fazer as suas atividades, dar conta da casa, das crianças e do trabalho.

Tentar deixar tudo no mesmo lugar ajuda a economizar tempo, por exemplo: colocar no lugar combinado as roupas que as crianças vão vestir para ir à escola no dia seguinte; ajudar as crianças a arrumar o material escolar de que vão precisar no dia seguinte.

Tudo isso faz parte de uma rotina que vai ajudar tornar as coisas mais fáceis e também a ganhar tempo para conseguir fazer tudo que é necessário no dia.

A rotina também é a prática de fazer as mesmas coisas nos mesmos horários todos os dias. É necessário ensinar isso para as crianças, que todos os dias elas vão ter horários para fazer as suas atividades, assim como elas fazem na escola, que tem horário para começar e terminar.

Em casa, é importante que a família tenha horários para as atividades que são essenciais, à medida que a criança participa dessas atividades com horários, ela vai começar a se organizar internamente. Então, é importante que as principais atividades diárias da criança sejam realizadas nos horários adequados.

A criança precisa ter horário para dormir e acordar, principalmente se a criança estuda no horário matutino. Os pais devem acordar a criança em um horário que dê tempo para ela fazer sua higiene pessoal, para se vestir e se alimentar. Mesmo que a criança estude no período da tarde é importante que ela tenha horário para acordar e fazer alguma atividade.

Também é necessário estabelecer um horário para as refeições, seria bom se conseguissem estabelecer um horário em que todos pudessem estar presentes, mas sabemos como isso é difícil no dia-a-dia. Então, a sugestão é tentar reunir todos em pelo menos uma refeição no dia, para que possam saber como foi o dia de cada um.

Além disso, é necessário que a criança tenha um horário para fazer a sua tarefa de casa. A tarefa de casa é importante para saber o que a criança aprendeu na escola, o que ela está com dificuldade e também ensinará a ter responsabilidade com as atividades que ela tem que realizar.

A criança também tem a necessidade de brincar, mas a tarefa de casa deve ser prioridade na rotina, tendo um horário e local determinado para que ela faça a atividade. É importante que o local para fazer a tarefa de casa seja apropriado, sem televisão, com uma mesa para que ela possa colocar o seu material e escrever.

Uma dica para as crianças que estudam no período da manhã é fazer a tarefa de casa depois que descansar um pouco após o almoço. Para a criança que estuda à tarde a realização da tarefa de casa pode ser feita no outro dia pela manhã, antes de ir para a escola. Pois, à noite a criança estará cansada do dia, pode acabar fazendo a tarefa de forma rápida e sem atenção.

Ter uma rotina pode trazer muitos benefícios para a família, um lar organizado, onde todos têm horários e locais estabelecidos para realizar as suas atividades, podendo diminuir as discussões, os desgastes emocionais e físicos e acaba unindo mais a família.

Referência     
Parreira, V. L. C., & Marturano, E. M. (1999). Como ajudar seu filho na escola (5ª ed). São Paulo: Ave-Maria.

Sobre a autora:

Alessandra Magalhães Paraízo Borges (CRP 09/11136), psicóloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Brasil), com especialização em Terapia Analítico Comportamental pelo IGAC (Brasil), cursando especialização Analítico Comportamental Infantil pelo Instituto Skinner (Brasil). Atende crianças e adolescentes, com ênfase na Análise do Comportamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages