Espere! Você não nasceu de 7 meses...



Saber esperar é um desafio. Ainda mais quando se fala para uma geração caracterizada pela cultura do ‘’fast food’’: tudo na hora e que não sabe esperar. Essa é a geração imediatista, a geração que não sabe esperar para nada, é apressada para iniciar e terminar as coisas. E, por não saber esperar, é a galera que mais deixa coisas para trás. É a geração que mais começa e não termina, que abandona as sementes por não saber esperar o tempo de colher.

A impaciência dificulta ainda mais a questão da espera. Entre o começo e o fim de algo, muita coisa pode acontecer. Existe um percurso que trilhamos para alcançar nossas conquistas e esse caminho, é importante para compreendermos o processo de chegar aos resultados esperados.

É preciso entender que, entre a plantação e a colheita existe um processo. E isso significa que, tudo que planto irei colher um dia, tendo em vista, que colherei a mesma espécie que plantei. E é justamente nesse processo, que grande parte das pessoas se perdem, desistindo, desanimando e muitas vezes ligando o foda-se da vida, diante da frustração de não ter alcançado determinado resultado como esperava-se.

A frustração vem seguida de uma não correspondência a uma expectativa criada. Quando esperamos algo diante de um novo trabalho, início de carreira, aprovação no vestibular, ter filhos, se casar e até mesmo de ser rico, é preciso tomar cuidado, tendo equilíbrio com as coisas que esperamos, que pode ser ou não correspondidos da forma como queremos.

Muitas vezes, a impaciência e o nervosismo nos fazem cometer erros, por tomarmos decisões precoces, sem uma convicção delas. O fato de tomarmos decisões precoces podem trazer uma satisfação interior ou não, e é claro que cada um se torna responsável por elas.

Só conseguimos chegar ao resultado, se soubermos ser corajosos e perseverantes, pois não existe fórmula mágica, e precisamos entender que a vida é feita como um processo, que se você descuidar de um momento desse qualquer, pode se prejudicar lá na frente. Não tente pular etapas! Não perca sua esperança, sem ela você nunca vai alcançar o que você tanto almeja.

Você pode até ter nascido de 7 meses, mas você precisou de um tempo de cuidados médicos especiais, possivelmente ficou numa incubadorapara  conseguir sobreviver. Se você tem dificuldade de lidar com a espera, procure um profissional ele poderá te ajudar. Afinal, saber esperar envolve não apenas paciência, mas também uma dose de flexibilidade, inteligência e criatividade.
 -------

Sobre a autora:

Thaís Ribeiro De Sousa Rodrigues, psicóloga (CRP 09/11995) graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Brasil), atende crianças, adolescentes e adultos, com ênfase em Gestalt-terapia, é palestrante e também, atuou no Centro de Referência Estadual da Igualdade (CREI) com atendimento as vítimas de violência doméstica e diversidade sexual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages