Egoísmo no relacionamento


Ao nascer nossos pais nos dão amor, carinho e cuidados. Nascemos crianças com traços egoístas com poucos recursos para oferecer, então recebemos, somos extremamente dependentes dos nossos cuidadores. Nossos pais dão tudo de que precisamos sem mesmo pedirmos, somos aquecidos, temos a comidinha na hora certa e a atenção está sempre voltada para nós, então tudo favorece para a criança ser egoísta. É natural do ser humano, mas conforme vamos crescendo e desenvolvendo, vamos aprendendo essa diferenciação: receber e oferecer, aprendemos que somos indivíduos mas não únicos.

Os pais possuem um papel muito importante no desenvolvimento dessa criança, é através das suas intervenções que estas aprendem a ser pessoas empáticas. Quando os pais não impõem limites, não ensina essa diferenciação, os direitos e deveres de cada um, é provável que essa criança cresça e se desenvolva um adulto egoísta com personalidade narcisista e suas atitudes estão voltadas somente a receber e não a partilhar. Pessoas egoístas colocam altas expectativas nos companheiros com as quais convivem e se relacionam. Quando não são correspondidos gera crises e desgaste no relacionamento.

Existem quatro graus de personalidade egoísta: 1) egoísta leve: aquele egoísta que tem medo de ser magoado, que fica inseguro com seus relacionamentos. 2 ) egoísta mediano: aqueles que não valorizam as opiniões do parceiro e toma decisões pensando em si mesmos, são intolerantes quando as coisas não acontecem do jeito que elas querem, são os “donos da razão”. 3 ) egoísta grave: aqueles agressivos, impulsivos, explosivos, extremamente intolerantes e orgulhosos. E tem aqueles 5) egoístas psicopatas:  que não sente culpa, não tem “freio”, são manipuladores, não tem medo, pensam sempre no seu ganho e tem um olhar exclusivo para si.

O egoísta é o contrario do altruísta.  O altruísta é aquele que faz movimento pensando no outro, são pessoas empáticas, que sabem se colocar no lugar do outro. O egoísta é totalmente o contrario, ele esta sempre focada em seu ganho, em receber, faz movimentos voltados para si.

Quando eu faço muito movimento pensando no outro e este não faz nenhum pensando em mim, e estou o tempo todo me esforçando para agrada-lo, me humilhando e privando de fazer coisas do meu agrado, isso demonstra um sinal de baixa autoestima e não de comportamento generoso. Prejudica a relação e alimenta o egoísmo do outro. Então Cuidado!

É necessário haver um equilíbrio, é importante a generosidade, ter atitudes altruístas e empáticas para desenvolver uma relação saudável, porém não se pode esquecer do amor próprio que é fundamental para um relacionamento harmonioso.  

Não alimente comportamentos egoístas, imponha limites!

Você sente que está em um relacionamento egoísta e não sabe mais o que fazer? Então é hora de buscar ajuda de um psicólogo, este profissional pode instruir como se comportar a fim de amenizar os comportamentos egoístas do seu parceiro, além de melhorar o relacionamento em geral.
Para maiores informações entre em contato.

-------
Imagem: Extraída do Google Imagens.

-------
Sobre a autora

Mylena Moreira Melo, Psicóloga (CRP 09/11177) graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Brasil), psicoterapeuta de crianças, adolescentes e adultos, atua com ênfase na Psicologia Comportamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages