Dificuldade para superar o fim de um relacionamento


Todos os dias, várias pessoas no mundo inteiro colocam fim a um relacionamento afetivo, por distintos motivos, e não tem como sair de um relacionamento, mesmo que tenha durado alguns meses apenas e que o sentimento não tenha se tornado amor, sem sentir esse fim. Esse sentimento pode ser de tristeza, decepção, medo de ficar sozinho (a), entre outros.

O importante no fim de um relacionamento é saber lidar com o momento de sofrimento, já que este é inevitável. Portanto, aceitar o fim é o primeiro passo para superá-lo, mesmo que seja difícil, porém, é necessário. Permita-se viver esse momento difícil, dê tempo ao tempo, enfrente invés de se esquivar. Deve-se ter em mente que há os pontos negativos do fim do relacionamento, mas que acima de tudo, existem os positivos e esses devem ser levados em conta.

Poder conhecer pessoas novas, sair quando, pra onde e com quem quiser sem se preocupar em dar satisfação, não ter a preocupação de estar sendo enganado ou até mesmo traído, é ótimo, porém, quem não gosta de se sentir amado, ter carinho, uma pessoa ao lado para dividir os melhores e piores momentos, ter uma pessoa ao seu lado sempre quando precisa, não é mesmo?

Porém, há pessoas que sentem necessidade em ter alguém do lado, que depositam sua felicidade na outra pessoa e passam a depender dela, principalmente pelo medo de ficar sozinho (a), de ver o seu afeto com outra pessoa, e acabam, muitas vezes, se submetendo a um relacionamento que não é saudável.

Para amar outra pessoa, você deve primeiro amar a si mesmo (a), para não depender emocionalmente e nem se submeter a um relacionamento qualquer que não vale a pena e apenas te desgasta emocionalmente. Entenda, se te faz chorar mais do que sorrir, não vale a pena, pois você poderá estar se privando de começar um relacionamento saudável que provavelmente te fará mais feliz.

O término de um relacionamento é complicado, porém é uma fase que exige reflexão já que muitas pessoas colocam em suas cabeças coisas do tipo “eu não vou aguentar”, “e agora, o que vou fazer sem ele (a)”, “quanto tempo vou demorar para superar essa dor”, por isso é necessário ter pensamentos positivos do tipo “pode ser que tenha sido melhor assim”, “eu estou bem sozinha”, “vou superar mais rápido do que imaginei”, lembrem-se, pensamentos positivos atraem coisas positivas.

E se eu poderia dar algumas dicas de possíveis formas para superar o fim de um relacionamento, seria: entenda o que está sentindo, aceite que o fim chegou, acredite que para cada fim há um recomeço; procure ocupar o seu tempo, se divertir, sair com os amigos (se você se sentir à vontade para isso), veja filmes, leia livros, evite procurar formas de saber o que o (a) ex namorado (a) está fazendo, onde está indo ou se está com alguém, apenas deixe para lá. Acredite que algo melhor está por vir. Lembre-se, superar ou não só depende de você.

Você está passando pelo sofrimento de um fim de relacionamento? Não sabe como lidar com isso? Venha para a psicoterapia, nós temos modos de te ajudar a passar por esse momento tão difícil, você não precisa passar por tudo sozinho (a).

-------
Sobre a autora


Rayane Francisco do Amaral, psicóloga (CRP 09/11325) graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Brasil), cursando especialização em Psicoterapia Analítico Comportamental pelo Instituto Goiano de Análise do Comportamento (IGAC). Atende  adolescentes e adultos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages