O comportamento de procrastinar


Muitas pessoas ainda não conhecem o termo “procrastinação”, apesar de ser mais comum entre elas do que imaginam. Procrastinar significa deixar para depois algo importante que poderia ser feito no momento, não dar a devida importância, adiar algo que deveria ser resolvido e deixar para última hora ou muitas vezes, atrasar a entrega ou a emissão do comportamento exigido. Várias pessoas que procrastinam até conseguem fazer a tarefa na última hora, porém, talvez, com uma menor qualidade do que poderia ter se tivesse sido feita em mais tempo e com mais tranquilidade, causando cansaço e ansiedade.

Procrastinar é um comportamento comum, porém, pode tornar prejudicial a partir do momento que começa a atrapalhar o bom funcionamento de rotinas e passa a ser um hábito na vida da pessoa. O comportamento de procrastinar pode ser desenvolvido devido a ansiedade, falta de criatividade, preguiça, dentre outros fatores e gerar culpa no indivíduo, além de causar diversos tipos de problemas, como no trabalho, faculdade e até em seus relacionamentos.

As tarefas deixadas para depois na maioria das vezes são deveres, importantes e necessários mas não tão interessantes, por isso as pessoas acabam dando prioridade para outras coisas mais prazerosas e satisfatórias. Deixar um trabalho da faculdade que foi passado com um mês de antecedência para fazer um dia antes da data marcada para a entrega é um exemplo de procrastinação.

Algumas dicas para ajudar a diminuir o comportamento de procrastinar e evitar prejuízos para o futuro seriam se organizar, dividir bem o tempo de deveres e atividades prazerosas e priorizar as tarefas mais urgentes e importantes, fazendo-as com calma e atenção, já que de qualquer jeito deverá ser feita, então não adianta deixar para última hora, se esforce e tente fazer o mais bem feito possível, com tranquilidade para depois não se sentir culpado e fracassado. Afaste coisas que te distraiam e desconcentram, já que estas poderão atrapalhar na realização das tarefas, como por exemplo, desligar o celular, ficar em local silencioso. Pensar na satisfação que terá se realizar um dever antes do tempo determinado pode incentivá-lo a não deixar para a correria dos últimos dias. Uma outra opção seria atribuir recompensas para cada vez que executar tranquilamente uma atividade dentro do tempo proposto, como por exemplo, se eu tenho uma tarefa pra fazer que foi solicitada há duas semanas e que exige muito de mim, eu posso dividir a realização em fases e cada vez que eu realizar uma fase no dia eu poderei assistir séries depois, ou seja, a atividade está sendo realizada antes do prazo de entrega sem prejuízos sem precisar deixar de ver séries (atividade prazerosa).

Alguns questionamentos também ajudam as pessoas que procrastinam a perceber o quanto este comportamento está lhe prejudicando, e talvez, a refletir melhor e revê-lo, como “o que eu realmente preciso fazer hoje?”, “o que eu fiz hoje?”, “o que eu deveria ter feito e não fiz?”, “o que eu estou sentindo por não ter feito o que deveria fazer?”, “e se eu tivesse feito, o que eu estaria sentindo?”, “há quanto tempo eu estou adiando a realização desta tarefa e por quais motivos?”.

Essas são apenas algumas dicas para ajudar a aumentar a sua produtividade e diminuir o comportamento de procrastinar, e assim, consequentemente, os prejuízos causados por ele. Porém, se estiver com dificuldade para solucionar esse problema sozinho, procure ajuda de um psicólogo.
-------
Sobre a autora
Rayane Francisco do Amaral, psicóloga (CRP 09/11325) graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Brasil), cursando especialização em Psicoterapia Analítico Comportamental pelo Instituto Goiano de Análise do Comportamento (IGAC). Atende  adolescentes e adultos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages