Ansiedade: comum ou excessiva?


A ansiedade é um problema muito comum que afeta a todas as pessoas. O que caracteriza a ansiedade é a preocupação, tensão, desconforto, nervosismo, medo constante do que está por vir. A pessoa ansiosa pode ter problemas para se concentrar, descontrole, insegurança, irritabilidade, agitação, aceleramento cardíaco, tremores, sudorese e insônia, entre outros sintomas. Há casos em que a ansiedade causa até mesmo dor de barriga e diarreia.

Vale ressaltar que todos somos ansiosos, principalmente diante de situações que geram desconforto e fogem da rotina do dia-a-dia, principalmente quando se está sendo avaliado e está sujeito ao julgamento de outras pessoas e pressa para alcançar objetivos e metas. Exemplos comuns de situações que causam ansiedade são: falar em público, se casar, fazer prova de vestibular, entrevista de emprego, entre outras. É importante se atentar para o tipo de ansiedade que você tem, já que há dois tipos, a comum e a prejudicial, quando se torna excessiva, fora de controle e passa a ser um transtorno.

O que diferencia a ansiedade comum e a ansiedade excessiva é o grau em que esta ocorre e os prejuízos que ela causa nos desempenhos do indivíduo, é comum o sentimento de incomodo e o medo de fracassar. Quando a ansiedade passa a interferir negativamente na vida do indivíduo e ele deixa de fazer coisas necessárias e satisfatórias, é hora de procurar ajuda para aprender a controla-la e assim, evitar possíveis danos. A ansiedade comum não causa prejuízo ao indivíduo, pelo contrário, pode até ajudar em algumas situações, já que o tira da acomodação, ele fica eufórico e faz com que acabe realizando com mais rapidez os seus deveres. Já a ansiedade excessiva, que pode ser um transtorno, a pessoa deixa de realizar coisas simples do dia-a-dia devido ao medo.

Se você não sabe qual o tipo de ansiedade possui, deve-se questionar com perguntas do tipo: quais os sintomas, quando os sente, como eles interferem no seu dia-a-dia, quando não sente sintomas de ansiedade, você costuma evitar situações que te deixam ansioso? São algumas questões que te ajudarão a entender melhor a sua ansiedade. E lembre-se: evitar situações que o deixam ansioso não é a melhor opção, já que o alívio será momentâneo e depois poderá se sentir culpado, além do mais, não dá para fugir sempre dessas situações tão rotineiras, não é mesmo?

Se ainda assim você não conseguir diferenciar a ansiedade comum da ansiedade excessiva, que causa danos e prejuízos, reflita e se questione acerca das consequências que está causando na sua vida para perceber quando precisar de ajuda para controla-la ou reduzi-la e assim, poder retomar ao pouco as suas atividades cotidianas que antes eram evitadas devido à ansiedade, para isso, é recomendado que procure um psicólogo e faça terapia, que poderá auxiliar a pessoa que sofre com a ansiedade a perceber quais são os fatores do dia-a-dia que provocam este transtorno, trabalhando-os em busca de reduzir os sintomas causados por este transtorno, buscando diminuir os prejuízos e melhorando assim, a sua qualidade de vida.

-------
Sobre a autora:

Rayane Francisco do Amaral, psicóloga (CRP 09/11325) graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Brasil), cursando especialização em Psicoterapia Analítico Comportamental pelo Instituto Goiano de Análise do Comportamento (IGAC). Atende  adolescentes e adultos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages