Ajudando as crianças na aprendizagem de hábitos alimentares saudáveis

O sobrepeso em crianças e adolescentes vem crescendo a cada década. Crianças que estão acima do peso correm o risco de se tornarem adultos obesos, portanto podem apresentar riscos de sofrer problemas de saúde relacionados. Estudos mostram que quando um dos pais é obeso aumentam 50% de chances da criança também ficar obesa, e quando ambos são o risco da criança se tornar é bem maior. É recomendado que a criança não entre na adolescência acima do peso, pois se isto acontecer as chances de se tornar um adulto com sobrepeso são de 70%.

Alguns dos fatores que contribuem para a obesidade infantil são: o sedentarismo e os maus hábitos alimentares que podem afetar a sua saúde física (quadros de hipertensão, diabetes, aumento do colesterol, apneia do sono, problemas ortopédicos, dentre outros) e psicológica (baixa autoestima, déficits em habilidades sociais, baixo autoconceito, depressão, distúrbios de autoimagem, dentre outros) da criança.

Como sabemos, a família tem grande influência no desenvolvimento da criança, “a família funciona como uma agência educacional que ensina a criança a andar, a falar, a comer de uma dada maneira, a se vestir, e assim por diante” (Skinner, 2003, p. 438). Uma das formas da criança desenvolver sua aprendizagem é por meio da imitação, deste modo, os pais devem adquirir hábitos alimentares saudáveis para que se tornem bons modelos. Então cabe perguntar:

Quais as estratégias que vocês pais utilizam para modelar o comportamento alimentar da criança?

A melhor forma de combater o sobrepeso é auxiliar a boa alimentação com exercícios físicos e paciência. Para a aquisição de hábitos alimentares saudáveis é necessário aumentar as práticas positivas como:

A) ensinado sobre nutrição: os pais vão ensinar aos filhos as vantagens de consumir verduras e frutas, o valor nutricional dos alimentos para incentivar o consumo;

B) definição do cardápio: é importante ter variedade do tipo de alimentos e o preparo das refeições, variedade de cores, texturas, preparação no prato de forma atrativa;

C) horário das refeições: estabeleça horário fixos, com intervalos de 2 a 3 horas, para que a criança sinta fome na próxima refeição;

D)  compras e preparação da refeição: envolva a criança na tarefa de fazer compras, mostre os alimentos saudáveis e também no preparo das refeições, na elaboração dos pratos. Tarefas simples que não apresentem risco de acidentes como: lavar o tomate, colocar as folhas de alface na bandeja, etc;

E) guloseimas: incentive a criança a deixar de lado as bolachas, doces e salgadinhos, mas não proíba, explique as vantagens da troca por frutas e iogurtes;

F) práticas esportivas: incentive a criança a trocar o celular e/ou a televisão pelas práticas de exercícios físicos;

G) ambiente: na hora da refeição evite ligar aparelhos (televisão, celular) isso pode fazer a criança comer de forma rápida e a não observar o sabor do alimento.

H) monitoramento: deixe a criança comer sozinha, mas sempre com supervisão, observe também o consumo de alimentos menos saudáveis pelos filhos.

Cuidar da alimentação das crianças é prevenir problemas de saúde futuros e melhorar a sua qualidade de vida, caso os pais se sintam perdidos ou não consigam lidar com a educação alimentar dos seus filhos, busque ajuda de um profissional. Profissionais psicólogos podem auxiliar e treinar as famílias novas formas de resolução de problemas e desenvolver nos pais e filhos a aprendizagem de novas habilidades comportamentais afim de diminuir então os riscos de saúde e também o sobrepeso infantil.

Referências
Vuono, T. (2014) Como ajudar o seu filho a ter hábitos alimentares saudáveis? Disponível em: https://criancabemnutrida.com/2014/05/10/como-ajudar-o-seu-filho-a-ter-habitos-alimentares-saudaveis/

Skinner, B.F. (2003). Ciência e comportamento humano (11ª ed.). Tradução organizada por J. C. Todorov., R. Azzi. São Paulo: Martins Fontes. (trabalho original publicado em 1953).

Weber, L. N. D, Mayer, A. P. F, Faria, R. R. (2011) Práticas educativas parentais e suas implicações na escolha profissional dos filhos e no desenvolvimento da obesidade infantil. Comportamento em Foco. Universidade Federal do Paraná. ABPMC.

-------
Imagem: Extraída do Google Imagens

-------
Sobre a autora:


Mylena Moreira Melo, Psicóloga (CRP 09/11177) graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Brasil), psicoterapeuta de crianças, adolescentes e adultos, atua com ênfase na Psicologia Comportamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages