Uma visão acadêmica sobre a hipnose



Quem é das décadas de 1980 e 1990 já deve ter visto em programas de auditório uma pessoa falando um portunhol arrastado, dizendo “bem dormido, bem dormido”, hipnotizando as pessoas e enfiando agulhas em partes do corpo destas, sem que as mesmas percebessem ou sentissem dor... Ou então, para a turminha da atualidade, que nasceu a partir dos anos 2000, devem conhecer um youtuber que faz mágicas e atualmente também faz demonstrações de hipnose com artistas e famosos... O primeiro, Fábio Puentes, fez história no Brasil ao popularizar uma prática que foi durante muitos anos marginalizada no Brasil, o segundo, Pyong Lee, hoje faz a fama com a garotada ao apresentar um pouco desta nas redes sociais: o que ambos tem em comum? São HIPNOTISTAS DE PALCO, mas qual a diferença disso para um profissional que usa a hipnose no contexto clínico?

O hipnotista de palco tem como objetivo o entretenimento, e eles acabam por representar duas possibilidades ao público: a primeira delas é a de popularizar a hipnose no meio leigo, despertando o interesse da população sobre o tema; a segunda delas é, muitas vezes, deformar a concepção que as pessoas tem sobre o assunto, graças ao sensacionalismo que pode ser gerado sob a prática. Por sua vez, a hipnose clínica é a aplicação da técnica para fins psicoterapêuticos, em ambiente especificamente preparado para isso e seguindo uma linha de pensamento clínico para intervir ou modificar o comportamento do interessado em algum elemento.

Mas antes de prosseguir com o texto, é preciso ressaltar dois pontos. O primeiro deles é que não existe um único tipo de hipnose, mas existem vários tipos – ela pode ser feita de diferentes formas, e cada profissional segue uma escola de pensamento e tem um estilo, uma forma de fazer ou uma corrente teórica. Sobre isso quero retomar em outro texto.

Hipnotista, hipnólogo, hipnotizador e hipnoterapeuta
Você pode encontrar vários nomes ou designações para a pessoa que sabe utilizar-se das técnicas da hipnose, e no senso comum, elas parecem ter o mesmo significado, mas ao analisar com um pouco mais de profundidade você verá que não.

De todos os termos, podemos encarar o hipnotista e hipnotizador como análogos: qualquer pessoa que pratica a hipnose. E muita gente pratica a hipnose – alguns de forma consciente, outros não! Sim, isso é possível! É possível hipnotizar uma pessoa sem saber que está fazendo isso. E também é possível entrar em transe hipnótico sem saber que passou por ele. Também quero dedicar  outro texto no futuro à isto (me ajudem a lembrar, por favor).

O hipnólogo é, comumente, compreendido como a pessoa que estuda e pratica a hipnose. Se no primeiro caso (hipnotista) nós falamos de uma pessoa que tem a prática, simples e pura, neste caso nos referimos à pessoa que possui o trabalho intelectual de desenvolver e aprender de forma sistemática algum método hipnótico.

O hipnoterapeuta, por sua vez, é a pessoa que se utiliza da hipnose como forma de trabalho terapêutico, para solucionar algum problema ou desenvolver algum tipo de habilidade.

Todo psicólogo hipnotiza?
Não! Na verdade a imensa maioria não sabe como se faz isso, e nunca assistiu sequer uma aula ou estudou algum texto acadêmico sobre! São pouquíssimas universidades no país que desenvolvem o tema. Alguns profissionais lidam com o tema de forma en passant, ao pegar algum texto de psicanálise e descobrir que Freud abandonou a hipnose como forma terapêutica.

Ironicamente, apesar de ter contribuído muito para o surgimento da clínica psicológica, este tema foi desprezado durante décadas, por uma série de fatos, mas sendo, em meu ponto de vista, o principal deles relacionado à sua explicação primitiva do “criador” da técnica, Franz Anton Mesmer (1734-1815) de que os processos hipnóticos se davam por conta de um “fluído magnético” que nunca existiu no corpo humano. Mas não é porque a explicação de um fenômeno estava equivocada que tal fenômeno deixa de existir: a hipnose é um fato!

E fato este pouco explorado! Hoje, você só vai encontrar com facilidade dois grupos de pesquisa que exploram o tema no Brasil nas faculdades: um na USP e outro na UnB. E por isso, pouquíssimos estudantes de psicologia tem se dedicado ao tema no Brasil. Por isso a maioria das pessoas que divulgam seus trabalhos na área de hipnose tem suas formações em Institutos ou cursos livres pelo país (alguns bons, outros de qualidade muito duvidosa).

Então, por isso, há uma grande diferença entre um hipnoterapeuta (que pode ser qualquer pessoa que tenha uma formação em hipnose) e um psicólogo que se utiliza da hipnose como técnica ou método terapêutico.

A hipnose e a psicologia
Quando você é um psicólogo que sabe utilziar a hipnose, você não a encara como se ela fosse a resolução de todos os problemas do cliente, ou como se ela fosse aqueles cartazes de cartomantes que você encontra nos postes prometendo trazer a pessoa amada em três dias: você percebe, como profissional do desenvolvimento humano, que ela é uma dentre as inúmeras ferramentas que o psicólogo pode atuar, e que ela não cabe em todo e qualquer lugar.

Várias são as definições possíveis de hipnose, vai depender do referencial teórico do pesquisador (se é psicanalista, cognitivista ou behaviorista), onde as explicações psicológicas do processo de transe podem ser dadas sob diferentes perspectivas de abordagem: é possível usar o conceito de inconsciente como elemento central na explicação dos processos hipnóticos, mas também é possível oferecer uma explicação sem recorrer a este conceito.

E quero dizer com isso que, assim como na psicologia, há diferentes abordagens ou métodos hipnóticos – não há uma hipnose, mas formas diferentes, técnicas diferentes em hipnose: Mesmer tinha uma forma de fazer, ainda no século XVIII, assim como Jean-Martin Charcot (1825-1893), médico que deu aula para Sigmund Freud (1856-1939), que também hipnotizava. Bem como outros nomes importantes na história da hipnose como Vladmir Bekterev (1857-1927) e os mais contemporâneos como Dave Elman (1900 – 1967) e Milton Erickson (1901-1980).

As técnicas são as mais diferentes possíveis: Charcot hipnotizava de uma forma, Freud de outra, Erickson de outra. Ou seja, existem diferentes vias de promoção de processos de transe.

Afinal de contas, hipnose não é coisa de charlatão?
Não, não mesmo! É um processo psicobiológico estudado há séculos que foi marginalizado por muitos autores da psicologia moderna, e por acadêmicos preconceituosos da atualidade. Me lembro de uma vez, durante um de meus cursos que fiz uma demonstração de uma técnica, e depois, postando o material na internet um colega de profissão me presenteou com esta ofensa: “você é um charlatão, hipnose é mentira”. O jovem me desafiou a mostrar evidências científicas – dei-lhe uma lista com mais de 40 trabalhos acadêmicos nos comentários sobre o tema.

E sim, existem vários trabalho sobre, tanto no exterior, quanto no Brasil, do qual destaco a obra do meu orientador de doutorado, Maurício da Silva Neubern, professor da Universidade de Brasília, que se debruça sob o assunto há mais de 20 anos. Somente este autor escreveu, recentemente dois livros de muita qualidade: “Clínicas do Transe: etnopsicologia, hipnose e espiritualidade no Brasil” (Org)., e o “Hipnose, Dores Crônicas e Complexidade: Técnicas Avançadas”. Somente em seu Lattes são registrados em janeiro de 2020 mais de 80 trabalhos sobre o tema.

Enfim, o fato é que existem pesquisas científicas sérias sobre o tema acontecendo em universidades do Brasil, da França, dos EUA, e diversos locais do mundo, sendo conduzidas por gente séria e mostrando que a hipnose não é somente uma coisa de palco ou Youtube: ela é uma importante ferramenta terapêutica que agrega valor ao repertório teórico de qualquer psicólogo.

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Sobre o autor

Murillo Rodrigues dos Santos é psicólogo (CRP 09/9447) graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Brasil), com período sanduíche e formação em Terapia de Casais e Famílias pela Universidad Católica Del Norte (Chile). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Goiás (Brasil). Doutorando em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (Brasil). Diretor do Instituto Psicologia Goiânia.

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