Especialização em Psicologia Infantil e Complexidade Humana


Preparar especialistas capazes de articular o seu conhecimento teórico com a prática profissional da psicologia clínica infantil, de forma transdisciplinar, crítica, sistêmica e complexa, independentemente de qual abordagem teórica o profissional possua.

Objetivos Específicos
Dentre os objetivos específicos estão:
  • Dotar o estudante de conhecimentos dos princípios do Pensamento Complexo;
  • Dotar o estudante de conhecimentos específicos da psicologia infantil, em sua interlocução com o Pensamento Complexo;
  • Reforçar os conhecimentos em Psicologia do Desenvolvimento Humano, Psicologia da Personalidade, Psicologia Social e Matrizes do Pensamento Psicológico, com foco na infância;
Auxiliar o estudante na formação de habilidades terapêuticas transversais que corroborem para seu sucesso e satisfação profissionais;

Público Alvo
Este curso é voltado a candidatos diplomados em cursos de graduação, nas áreas de psicologia, pedagogia ou medicina, e que tenham interesse em aprimorar seus conhecimentos na área.

Módulos do Curso
  • Matrizes da Psicologia Infantil
  • A complexidade das abordagens em psicologia
  • Psicologia da gravidez
  • Psicologia do desenvolvimento da primeira infância
  • Psicologia do desenvolvimento da segunda infância
  • Problemas e psicopatologias do desenvolvimento infantil
  • Sexualidade Infantil
  • A criança e as diferentes configurações de família
  • Genética aplicada à psicologia infantil
  • Neurodesenvolvimento infantil
  • Neuropsicologia Infantil
  • Ludoterapia e técnicas de intervenção psicoterápicas
  • Musicoterapia no atendimento infantil
  • Psicodiagnóstico infantil
  • A criança no contexto escolar: dificuldades de aprendizagem e psicopedagogia
  • A criança no contexto jurídico: adoção, litígio e suspeita de abuso
  • A criança no contexto hospitalar: internação, doenças crônicas e luto infantil
  • Desenvolvimento e posicionamento de carreira em psicologia infantil
  • Práticas supervisionadas: estudos de caso (metodologia da Complexidade)
  • Trabalho de Conclusão de Curso


Duração do Curso e Aulas
O curso tem a duração de 360 horas, divididas em 20 meses, com aulas mensais um sábado e um domingo, das 08 às 18 horas, e com atividades intercaladas em datas específicas.

Avaliação e Frequência
Para aprovação os alunos devem obter média igual ou superior a 7,0 (sete) em cada módulo/disciplina, e frequência mínima exigida pela LDB: 75%. O controle será realizado no diário de cada disciplina.

Critérios de Seleção e Inscrição
Os estudantes serão selecionados por meio de entrevistas e apresentação de currículo lattes, tendo os seguintes critérios:
  • Graduação em Psicologia, Pedagogia, Medicina, Musicoterapia ou áreas afins;
  • Capacidade de elaborar textos segundo a norma vigente da língua portuguesa, levando-se em consideração a clareza, precisão, objetividade, gramática e demais elementos textuais que caracterizam bom grau de escrita;
  • Capacidade de articulação crítica do pensamento, aliando teoria e prática;
Disponibilidade para seguir a carga horária, filosofia, regras e normativas do Programa de Pós-Graduação.

Diferenciais
Os diferenciais do nosso curso são:
  • O psicólogo receberá uma exclusiva formação em Teoria da Complexidade, uma forma inovadora de pensar a ciência e o mundo;
  • O curso possui uma formação transdisciplinar, ou seja, não está focado em abordagens, mas em habilidades e conhecimentos específicos para formar exímios especialistas em psicologia infantil;
  • Formação multidisciplinar com psicólogos, médicos, pedagogos e musicoterapeuta;
  • Formação em múltiplas áreas como clínica, escolar, hospitalar, jurídica, com foco na criança;
  • Formação em temas de sexualidade infantil, genética, abuso sexual infantil, luto, alienação parental, dentre outros.
  • Formação com foco na prática de mercado e na resolução dos problemas e desafios desta.
  • Aula com professores mestres e doutores, com experiência internacional, experiência de mercado, professores de grandes universidades do país;
  • Professores convidados de renome nacional, para participações especiais;
  • O(a) psicólogo(a) participará de Supervisão de Casos Clínicos;
  • O(a) psicólogo(a) participará de atividades extra resultantes da formação;
  • O(a) psicólogo(a) receberá descontos exclusivos em outras formações do Instituto Psicologia Goiânia;
  • O(a) psicólogo(a) receberá apoio na Construção de seu Plano de Carreira.

Preço
Entre em contato com nossos consultores para verificar a tabela vigente.


Coordenação

Lorena de Oliveira Cardoso – Psicóloga (CRP 09/11633) graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Brasil), com período sanduíche pela Universidad Católica Del Norte (Chile). Especialista em Psicologia Perinatal e Parentalidade pelo CEAPG (Brasil). Psicóloga clínica, diretora do Instituto Psicologia Goiânia.

Corpo Docente

Graziella Mtanios Hanna - Psicóloga (CRP 09/5683) graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Brasil), e especialista em Psicologia Jurídica pela mesma universidade, tendo atuado como psicóloga na Vara de Família de Aparecida de Goiânia (Brasil). Atualmente participa como Conselheira Científica da Associação de Terapia Familiar do Estado de Goiás.

Jeania Christielis Damasceno de Souza – Médica (CRM GO 13838) graduada pela Universidade Federal do Pará (Brasil), com residência médica em Neurologia pelo Hospital Geral de Goiânia (Brasil) e complementação em Neurologia Infantil pela Universidade de São Paulo (Brasil). Especialista em Neuropsicologia aplicada à Neurologia Infantil pela Universidade de Campinas (Brasil). Médica dos setores de neuropediatria do Hospital Materno Infantil de Goiás, da Rede de Saúde Pública de Aparecida de Goiânia, e da APAE de Anápolis (Brasil).

Lara Teixeira Karst – Graduada em Musicoterapia pela Universidade Federal de Goiás (Brasil), Mestre em Música pela Universidade Federal de Goiás (Brasil). Musicoterapeuta do Setor de Oncologia Pediátrica do Hospital Araújo Jorge da Associação de Combate ao Câncer em Goiás (Brasil).

Larissa Rodrigues de Faria - Psicóloga (CRP 09/11914) graduada pela Universidade Salgado de Oliveira (Brasil), especialista em Gestão de Ensino e Docência da Educação Básica e Superior pela Faculdade Delta (Brasil). Psicóloga clínica no Instituto Psicologia Goiânia.

Lorena de Oliveira Cardoso - Psicóloga (CRP 09/11633) graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Brasil), com período sanduíche pela Universidad Católica Del Norte (Chile). Especialista em Psicologia Perinatal e Parentalidade pelo CEAPG (Brasil). Psicóloga clínica, diretora do Instituto Psicologia Goiânia.

Maria Paula Miranda Chaim - Psicóloga (CRP 09/10244) graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Brasil), com aperfeiçoamento profissional em DIR/Floortime pelo Centro de Desenvolvimento Infantil (Brasil), Especialista em Gestalt-terapia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Brasil), com formação em Floortime Player pelo Profectum (EUA). Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Brasil), com especialização em Neuropsicologia em andamento pelo Hospital Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (Brasil).

Marina de Moraes e Prado – Psicóloga graduada pela Pontificia Universidade Católica de Goiás (Brasil), especialista em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Brasil), especialista em Psicologia da Saúde e Hospitalar pela Associação Goiana de Combate ao Câncer em Goiás (Brasil). Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Brasil), com Doutorado em Psicologia em andamento pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Brasil). Psicóloga Hospitalar, já atou na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (Brasil).

Murillo Rodrigues dos Santos - Psicólogo (CRP 09/9447) graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Brasil), mestre em psicologia pela Universidade Federal de Goiás (Brasil), Doutorado em Psicologia Clínica e Cultura em andamento pela Universidade de Brasília (Brasil). Possui formação em Terapia Sistêmico Relacional de Casais e Famílias pela Universidad Católica del Norte (Chile), e formações em Gestão, Empreendedorismo e Políticas (públicas, sociais e empresariais) pela Fundação Getúlio Vargas (Brasil), Fundação Estudar (Brasil), Fundación Botín (Espanha), Fondattion Finnova (Bélgica) Brown University (EUA) e Harvard University (EUA). Conselheiro do Conselho Regional de Psicologia. Psicólogo Clínico e Organizacional, diretor do Instituto Psicologia Goiânia.

Paula Maria Trabuco de Sousa – Psicóloga (CRP 09/9030) graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Brasil), com especialização em Gestalt Terapia pelo ITGT (Brasil). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Brasil). Professora do Centro Universitário de Mineiros (Brasil).

Ricardo Henrique de Almeida Barbosa – Médico (CRM GO 23225) graduado pela Universidade de Uberada (Brasil), com residência em genética médica pela Universidade Federal de São Paulo (Brasil). Especialista em Genética Médica pela Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (Brasil). Atualmente atende no serviço de referência em atenção a pessoa com doença rara no Hospital Geral Alberto Rassi, em Goiânia, e no Instituto do Câncer de Brasília (Brasil).

Stéfany Bruna de Brito Pimenta – psicóloga (CRP 09/9902) graduada pela Universidade Federal de Goiás (Brasil) e Mestre em Psicologia pela mesma universidade. Coordenadora Externa do Programa de Extensão Criança em Questão da UFG (Brasil). Professora do Centro Universitário de São Luis de Montes Belos (Brasil).

Thais Toledo Rocha – psicóloga (CRP 09/3954), Especialista em Neuropsicologia e Mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Brasil). Atua como psicóloga clínica e neuropsicóloga em clínica particular.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages