Você já ouviu falar sobre higiene do sono?





É muito comum nos depararmos com queixas referentes à qualidade do sono das pessoas em nosso cotidiano; e em virtude do contexto atual, no que diz respeito à pandemia e suas consequências para com a humanidade, essa demanda tem se tornado cada vez mais frequente. Reclamações como “não consegui descansar esta noite”, “demorei um bom tempo para pegar no sono” são relatos cada vez mais comuns e tais dificuldades tem gerado impacto significativo na qualidade de vida dessas pessoas, uma vez que o sono possui papel fundamental no sistema imunológico e na regulação emocional, estando intimamente relacionado à qualidade de vida. 

 

Se tratando do cenário pandêmico atualmente vivenciado, mudanças significativas foram implicadas à rotina dos seres humanos em suas diferentes culturas, sendo elas: confinamento, distanciamento das relações sociais, home office, desemprego,perda de entes queridos, dificuldades financeiras, limitação de práticas voltadas ao lazer em virtude do fechamento de ambientes que proporcionam este (restaurantes, clubes, cinemas e etc), dentre outros. Essa “quebra da rotina”, muita das vezes acarreta em estados emocionais que comprometem a qualidade do sono, já que, possuir uma rotina desequilibrada, tende a propagar em uma disfunção deste.

 

Sendo assim, fica evidente que, rupturas drásticas em um padrão de comportamento, contexto disfuncional vivenciado por indivíduos, são alguns dos fatores que, em articulação, tendem a eliciar dificuldades no ato de adormecer e em todo o período em que o segue. Em adultos o período de sono pode variar de sete a oito horas, todavia, sabe-se que há variabilidade individual em relação ao padrão e à necessidade de sono, porém o que se tem notado é que a condição desse momento encontra-se com qualidade cada vez mais inferior, podendo posteriormente acarretar em sintomas, síndromes e transtornos. As síndromes e transtornos mais comuns são: Transtorno de Insônia, Transtorno de Hipersonolência, Síndrome das Pernas Inquietas, Transtornos do Sono Relacionado à Respiração, Narcolepsia e Parossonias.Sendo que, de acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), as dificuldades com sono devem ocorrer por pelo menos três noites por semana e permanecer por pelo menos três meses.

 

Em vista disso, a baixa qualidade do sono ou a sua privação pode influenciar no desenvolvimento físico e mental das pessoas, propiciando o surgimento de irritabilidade, piora na capacidade de memorização atrapalhando o seu desempenho, falta de energia, raciocínio lento, concentração reduzida, aumentodo risco de erros e acidentes não intencionais, mudança de humor, doenças cardiovasculares, diabetes, imunodeficiência, dentre outros, e caso não tratado, pode afetar relacionamentos e o progresso na vida acadêmica e profissional do indivíduo.

 

Não obstante, alguns hábitos são sugeridos por parte de profissionais a fim de elucidarem bons costumes por parte da população para que assim, evitem impasses na hora de dormir, o conjunto desses hábitos recebe o nome de “higiene do sono”, segue abaixo alguns deles:

 

-Definir uma rotina, principalmente no que diz respeito à hora de dormir e acordar;

 

-Realizar atividades relaxantes no período noturno;

 

-Dormir em um ambiente escuro, fresco, e livre de ruídos;

 

-Realizar exercícios físicos em horários distantes da hora de dormir (a estimulação do esforço físico próximo do horário de dormir pode dificultar o início do sono);

 

-Não forçar o sono;

 

-Evitar consumo de bebidas alcóolicas ou que contenham cafeína na composição, próximo da hora de dormir;

 

-Evitar fazer o uso da cama em que dorme para a realização de outras atividades como: comer, fazer trabalhos acadêmicos, dentre outros;

 

-Se tratando do contexto pandêmico, evitar ficar sobrecarregado de notícias negativas que perpetuam ansiedade e estresse;

 

-Evitar o uso de aparelhos eletrônicos antes de dormir (a luz azul produzida por esses dispositivos interfere nos processos naturais de promoção do sono, dificultando o relaxamento).

 

Diante dos fatos acima mencionados, percebe-se a importância de se manter uma qualidade significativa do sono e que, perante os fatos biológicos, psicológicos e sociais, se faz necessário ter um olhar mais atento para com os sintomas evidenciados para que se possa tratá-los de forma precoce evitando, assim, um agravamento da situação. Apresentando dificuldades na hora de dormir, procure seguir a “higiene do sono” e em casos de persistência, busque ajuda profissional. 

----

Autora:

Anny Siqueira Sousa – Estagiária de Psicologia do Instituto Psicologia Goiânia, sob a supervisão do psicólogo Murillo Rodrigues dos Santos (CRP 09/9447).

2 comentários:

  1. Eu tenho certeza de que preciso entrar nessa da "higiene do sono",pois, sendo bom para o sono reparador consequentemente vai interferir em todo organismo. Parabéns! Dra. Anna!

    ResponderExcluir

Pages