Comportamento passivo, agressivo e assertivo


Assertividade, passividade e agressividade são três tipos de comportamentos e estilos de comunicação que se caracterizam de diferentes formas e que podem causar benefícios e prejuízos tanto para as pessoas que se comportam e se comunicam quanto para as que estão ao seu redor.

No comportamento passivo, o indivíduo geralmente apresenta tom de voz baixo, mantém o olhar voltado para o chão, sorrisos envergonhados e demonstra insegurança, age de forma que agrade as pessoas, para isto abre mão de seus próprios direitos, vontades e omitem suas opiniões, não consegue se impor diante de pessoas e situações dos quais lhe prejudicam ou causam algum incomodo, tem dificuldade para dizer “não” às pessoas, o que geralmente faz com que posteriormente ela se sinta culpada. Algumas frases típicas de indivíduos que apresentam comportamento passivo são: “você que sabe”, “como você quiser”, “você se incomodaria?”, “eu acho”. A passividade gera na pessoa que se comporta de tal maneira sentimentos de insatisfação e infelicidade consigo mesma diante de outras pessoas ou de fatos ocorridos.

O comportamento agressivo é o que mais causa prejuízos, é caracterizado por ofender outras pessoas, com comentários negativos, apresenta postura intimidadora e desafiadora para conseguirem o que querem, não aceita que as pessoas discordem de suas opiniões, que para ele, são fatos. Normalmente esse tipo de pessoa são evitadas por terceiros já que não costumam respeitar ninguém e geram discussões desnecessárias. O agressivo causa medo nas pessoas com quem conversa, o que faz com que essas pessoas evitem criar conflitos com ele. São comuns entre pessoas agressivas frases dos tipos “você quer que tudo seja do seu jeito”, “você não manda em mim”.

Tanto o comportamento passivo quanto o comportamento agressivo envolvem desrespeito, o que dificulta as interações e relações saudáveis com outras pessoas, podendo assim, prejudicá-lo em várias situações, como local de trabalho, faculdade, além de problemas de isolamento. O maior prejuízo causado para os indivíduos que apresentam os tipos de comportamentos passivos e agressivos são as dificuldades de interações, porém esses tipos de comportamento podem ser modificados quando os indivíduos passivos e agressivos passam por um treino de habilidades sociais para desenvolver assertividade.

Já o comportamento assertivo é o mais “equilibrado” dentre os três citados e caracteriza-se por segurança ao agir e se expressar, demonstra uma postura firme e consegue se impor diante de situações que geram incomodo com afirmações claras e diretas. Pessoas assertivas conseguem manter o olhar firme no olhar da outra pessoa com quem se comunica. Algumas frases características de pessoas assertivas são: “não concordo”, “eu quero”, “não posso”, “não estou com vontade”. Pessoas que apresentam esse tipo de comportamento são as que tem mais chance de alcançar o sucesso em todos os aspectos de sua vida. Porém, pessoas assertivas também podem causar incomodo nas pessoas com que conversa, por exemplo, quando discorda da opinião de alguém, por isso é importante saber se colocar de forma respeitosa diante de opiniões alheias. Além da pessoa assertiva lutar por seus direitos, ela entende que outras pessoas também tem suas opiniões e seus direitos, o que facilita a comunicação e evita conflitos.

E você, qual o tipo de comportamento apresenta? Passivo ou agressivo? Procure um psicólogo para te ajudar a desenvolver habilidades sociais para ser assertivo e, assim, melhorar suas interações com os outros.
-------

Sobre a autora:
Rayane Francisco do Amaral, psicóloga (CRP 09/11325) graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Brasil), cursando especialização em Psicoterapia Analítico Comportamental pelo Instituto Goiano de Análise do Comportamento (IGAC). Atende  adolescentes e adultos.

3 comentários:

Pages